Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

Professora de música de Mirandela suspensa de funções por posar nua para a revista Playboy

Bruna Real, uma jovem professora de música, de 27 anos, a leccionar numa escola primária do Concelho de Mirandela,foi suspensa das suas funções lectivas, pelas autoridades escolares,daquele Concelho segundo noticiaram os média com amplo destaque, por ter pousado nua para a revista PlayBoy.
Segundo a edição do Jornal "Correio da Manhã" do dia 16 de Maio :
"Bruna Real, professora de música numa escola primária de Mirandela, pousou nua para a edição de Maio da revista ‘Playboy’.
 Ontem, foi suspensa de dar aulas e afastada do contacto com as crianças pela autarquia de Mirandela, que considerou haver alarme social.
A Câmara alega que as fotos da professora nua estavam a circular pelos telemóveis dos alunos e estavam a perturbar o bom funcionamento das aulas.
Ao CM, a professora de 27 anos apenas disse que é muito profissional e que nunca prejudicou o trabalho de docente por exercer a actividade de modelo. Aliás, já não é a primeira vez que Bruna faz valer publicamente o seu charme. Em 2006, a professora do ensino básico, participou no reality show da TV ‘Pedro, o milionário’, programa em que tentou seduzir um milionário para depois casar com ele.
'Estou muito perturbada com todo este mediatismo e prefiro não fazer comentários', disse ao CM a modelo, que aparece nua em oito páginas da ‘Playboy’.
Ao que o CM apurou, as primeiras queixas surgiram de professoras da escola primária de Torre de Dona Chama, onde Bruna lecciona expressão musical desde Setembro do ano passado.
Várias revistas e fotocópias das imagens da professora nua propagaram-se entre a comunidade escolar. O presidente do conselho executivo da escola fez chegar uma queixa à Câmara, que ontem a afastou das aulas.
O certo é que, na freguesia onde Bruna dava aulas, todos lamentam o afastamento da professora. 'Os alunos começaram a chamar-lhe professora Playboy. É verdade que foi muito comentado, mas ela dava aulas a crianças entre os sete e os dez anos, que não têm pensamentos perversos. Suspendê-la foi uma medida muito radical. Se o sonho dela é ser modelo acho que não faz mal a ninguém', explicou ao CM Rosa Santos, da Associação de Pais da escola de Torre de Dona Chama.
O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, disse que será dado apoio jurídico à professora se ela o solicitar e for sindicalizada.
PORMENORES
BOOK FOTOGRÁFICO
Para além de ser professora do ensino básico, Bruna Real sempre quis ser modelo e já constituiu um book fotográfico, que apresenta para eventuais contratações. A jovem de 27 anos é descrita pelos amigos como liberal e determinada.
RECUSOU NOVA SESSÃO
Há cerca de uma semana, a jovem recusou uma nova sessão fotográfica para a ‘Playboy’, que queria fazer um tema sobre a Selecção.
Bruna Real recusou porque a pose estava marcada para uma segunda-feira, dia em que não quis faltar às aulas.
CASA À VENDA
A habitação em que a professora vive com os pais está à venda há vários meses.
Na freguesia, todos os vizinhos garantem que a família nunca passou por dificuldades económicas, mas desconhecem os motivos da venda.
DISCURSO DIRECTO
'ELA ESTÁ ABALADA COM A POLÉMICA QUE SE CRIOU', Fernanda Oliveira, Professora
'Ela é uma boa colega e muitos professores da nossa escola estão com ela. Ela está muito abalada com toda esta polémica que se criou e está muito triste por não voltar a dar aulas este ano.
A Bruna nunca pensou que o facto de fazer este tipo de fotos pudesse criar tanto alarido.
Até porque aquilo é arte e não uma qualquer produção pornográfica.
 Muitas vezes, parece que o nosso Portugal é um país atrasado.'
'É MUITO BOA PROFESSORA E ALUNOS GOSTAM DELA', Henrique Afonso, Professor
'Ela é muito boa professora e todos os alunos gostam muito dela.
Nunca ouvi comentários sobre as fotos que ela tirou para a revista na escola.
No trabalho, ela sempre manteve uma postura muito profissional e dedicada aos alunos.
Para além de dar aulas, acho que pode perfeitamente ser modelo. Penso que não é uma actividade incompatível.
Poucos eram os que sabiam que ela ia sair na revista.'
TRANSFERIDA PARA A SECRETARIA
'Todo este caso provocou um grande alarme social junto da comunidade escolar e tivemos de afastar a professora em causa para que o bom funcionamento da escola não fosse perturbado.
Vai prestar serviço de secretaria até o contrato terminar, no final do ano lectivo.
Caso se recandidate no próximo ano, não deverá ser novamente contratada, porque o comportamento tem um peso determinante na avaliação final'.
Esta é a justificação dada pela vereadora da Educação da Câmara de Mirandela, Maria Gentil, que decidiu ontem de manhã afastar provisoriamente Bruna Real do contacto com os alunos da Escola Primária de Torre de Dona Chama.
 A decisão acontece no âmbito do inquérito aberto pela autarquia.
A professora de 27 anos, contratada pela Câmara Municipal em Setembro do ano passado, no âmbito da Actividades Extra-Curriculares (leccionava expressão musical), deverá terminar o contrato na secretaria da Casa da Cultura do Município de Mirandela.
Bruna Real deu ontem a última aula na escola primária de Torre de Dona Chama, a cerca de 20 quilómetros de Mirandela, e chorou quando soube que estava suspensa de funções.
Na quarta-feira, o presidente do conselho executivo da escola tinha enviado um e-mail à Câmara, dando conta do que chamava ser um caso de alarme social, provocado pelas imagens da professora nua.
Ontem, muitos foram os colegas professores que enviaram mensagens de apoio à jovem para lhe mostrar solidariedade neste momento difícil.
'Ninguém pensava que isto podia ser motivo para um afastamento', disse ao CM Henrique Afonso, professor de educação física."
Outros meios de comunicação deramambém igualmente a mesma atenção ao caso.
O I Online notícía o caso sob a manchete "Coelhinha de Mirandela. "Playboy" fala em censura", por Nuno Aguiar, Publicado em 17 de Maio de 2010, tendo inclusive além de ter recolhido informações junto da revista , consultado um especialista jurídico:
"O caso agitou o fim-de-semana: Bruna Real, professora do ensino básico no concelho de Mirandela, foi afastada das suas funções pela autarquia depois de ter pousado nua para a revista "Playboy".
Ao i, o director da revista, João Araújo, diz que não lhe compete julgar as decisões da câmara, mas se a decisão teve por base apenas a sessão fotográfica, então estamos perante um caso de "censura".
"Não é à "Playboy" que compete julgar as decisões da Câmara de Mirandela, mas sim aos munícipes", considera João Araújo, acrescentando: "Se a decisão for baseada única e exclusivamente no facto de a Bruna ter posado para a "Playboy", parece-nos não só uma decisão injusta, mas também uma atitude de censura."
Bruna Real, de 27 anos, responsável pelas actividades extracurriculares na escola básica de Torre Dona Chama, foi afastada de funções lectivas depois de as oito páginas em que aparece na edição da Maio da "Playboy" terem começado a circular entre alunos e populares, tendo mesmo esgotado em alguns pontos de venda.
 A Câmara Municipal de Mirandela não gostou e já anunciou que o contrato de Bruna não será renovado no próximo ano.
A decisão provocou fortes reacções (o grupo de apoio à professora Bruna Real no Facebook já tem mais de 12 400 membros) e levantou a questão: deve a vida privada ter impacto na vida profissional?
João Araújo não tem dúvidas: "As pessoas devem ser julgadas pelo resultado do trabalho que efectuam e não pelas suas actividades de índole pessoal."
Opinião diferente tem Paulo Veiga e Moura, advogado especialista em direito administrativo.
"Quem trabalha para o Estado tem deveres acrescidos e o que faz na vida privada pode afectar a vida pública", explica.
"Ela pode ser a melhor professora do mundo, mas parece-me óbvio neste caso que ficou comprometida a dignidade da profissão, o prestígio e a imagem da instituição.
 As crianças não podem estar a comentar as partes íntimas da docente".
Contactada pelo i, Bruna recusou-se a fazer mais comentários além dos que já tinha feito durante o fim-de-semana.
 "O que fiz foi apenas tirar umas fotos e não vejo por que razão não posso voltar a dar aulas.
Não fiz mal a ninguém", afirmou ao "Correio da Manhã", que avança que Bruna recebeu 700 euros, perto do seu salário mensal como professora.
Apesar de Bruna Real já ter participado no reality show "Pedro o Milionário", era, até agora, uma desconhecida.
 A "Playboy" escolheu-a depois de Bruna ter enviado o portefólio, passando depois por um processo de recrutamento.
Além de receber portefólios e currículos, a "Playboy" tem profissionais responsáveis por fazerem observações ao vivo de modelos que poderão encarnar o espírito da revista.
 "É um espírito que perdura ainda hoje, muitas vezes citado pelo próprio Hugh Hefner - a 'girl next door'.
Ou seja, a vizinha do lado pode ser a mulher mais sexy do mundo", explica o director da revista.
A "Playboy" não fecha também a porta a uma nova colaboração com Bruna.
 Embora deva ter de aumentar o cachê.
 "A Bruna Real deixou de ser uma modelo desconhecida", afirma João Araújo.
"É natural que, com uma maior exposição, as solicitações que possam ser feitas sejam de outra natureza e/ou financeiramente mais atractivas
Parece-me evidente que a modelo sai valorizada."

As fotos da discórdia que foram públicadas na Revista Playboy e no jornal "Correio da Manhã"
É importante referir que casos como este já não são de facto novos tanto nos médias estrangeiros como nos portugueses inclusive.
Recorde-se que Carla Bruni , primeira dama da França foi modelo e apareceu nua em algumas publicações para adultos.
E ainda que se procure hastear sobre o caso, a velha bandeira da Ética profissional e os velhos estandartes da censura, é importante notar que continua a existir uma importante distinção entre aquilo que alguém fará na vida privada e o seu desempenho profissional e frisar que o alimento substancial para casos como este advém precisamente da importância que se lhes dá.
Os defensores da Ética profissional asseveram que a suspensão da professora poderá ter sido adequada, que a sra Bruna, sendo professora deveria ser um modelo para a educação dos alunos, e que pecou por expôr as suas partes intímas numa revista que tem a classificação de ser uma revista para adultos...
Isto numa altura em que os média de forma constante noticiam os frequentes casos de pedofilia cometidos por membros das diversas igrejas e personalidades e figuras públicas com maior poder interventivo até junto das populações, e que até, outrossim teriam um papel moralizante e de referência pedagógica proporcionando bons exemplos de participação cívica.
Também não devemos fazer vista grossa ao facto de no julgamento deste caso se notar a existência de dois pesos e duas medidas.
Parafraseando Cristo :"quem nunca pecou, que atire a primeira pedra" ( e mesmo assim em que é que terá pecado a professora Bruna Real?)
Em apoio à existência de dois pesos e duas medidas poder-se-ía por exemplo referir o caso da actriz Luciana Abreu também ela , se nos agarrarmos a este tipo de argumentos, uma referência junto às crianças, que pouco depois da segunda série de Floribela foi capa de revista da FHM, onde apareceu nua....o que numa sociedade que procuraria ser estritamente conservadora, poderia isso sim ser causa de um Enorme alarme social....
"Alarme social"....Bálha-me Deus!!!!
Não teremos nós, antes outras causas de muito maior importância com que nos preocuparmos na vida pública e social do nosso país, isto  quando as televisões mostram frequentemente cenas de sexo quase, ou mesmo explícito, e os anúncios comerciais apresentam a nudez, ou semi-nudez das modelos que se apresentam nos anúncios de forma banal...
Importa referir que há também uma enorme diferença entre aquilo que poderá ser considerado um nú artístico e aquilo que é obviamente pornográfico e importa de igual modo salientar que a sugestão de sexo pode ser talvez mais estimulante do que a própria exposição de um corpo desnudo o que traduzido noutras palavras implicaria menor importância para as fotos num contexto mais libidinoso.
O caso da Professora de Mirandela na Rede Social Facebook
Este caso que tem suscitado enorme controvérsia levou á criação de pelo menos dois grupos de apoio na rede social facebook. Eis os contactos:
GRUPO DE APOIO À PROFESSORA DE MIRANDELA QUE POSOU PARA A PLAYBOY
Neste grupo e poderá ser interessante ler-se num dos posts, alguém citou:
"Quando apontares um dedo, lembra-te de que há três dedos virados para ti."
(Provérbio inglês)
"A vida é fascinante. O que é preciso é vê-la com os óculos certos."
 (Alexandre Dumas)
"A missão não é julgar o que é justo ou injusto: é apenas ajudar".
 (Teresa de Calcutá)
Grupo de Apoio à Professora Bruna Real! (Playboy/Mirandela)
Página da Câmara Municipal de Mirandela no facebook e no Twitter
Este caso polémico também foi discutido no grupo DESIGUALDADE DE DIREITOS no facebook. 
e no Fórum de discussões daquele grupo

7 comentários:

Anónimo disse...

essa tinha que dar aula aqui em casa

Anónimo disse...

Já me contentava com a Liliana Abreu....

Anónimo disse...

..ou a Sofia Hilário...lol

Anónimo disse...

Isto é uma pouca vergonha....onde é que se admite, em vez alguma vez num país civilizado, que uma professora seja despedida ou afastada das suas funções por ter pousado nua numa revista fora do seu horário de trabalho?

Anónimo disse...

A Bruna real é mesmo a sério? lol?

Anónimo disse...

Será uma alheira de mirandela ???????lol? :P tenho de provar....

jose carlos disse...

ELA A DAR AULAS DE MUSICA DEVE SER UM ESPECTACULO.

A PROFESSORA MI SOL SI RE FA
EM CIMA DE SI SEM DO

AQUI ESTÃO TODAS AS NOTAS MUSICAIS

Enviar um comentário