Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

Lula da Silva ofereceu asilo a Sakine Mohammadi (condenada à morte). Irão recusou...

O Presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva propôs Sábado dia 31 de Julho, durante um comício eleitoral das eleições presidenciais, brasileiras ao seu homólogo iraniano Amhadijenad que o seu país, estaria disposto a conceder asilo político à senhora Sakine Mohammadi.
Sakine Mohammad de 42 anos e mãe de dois filhos, tal como já se referiu neste blog, está condenada à morte, desde 2006, por apedrejamento por um tribunal iraniano, acusada de ter tido relações sexuais com dois homens ("relações ilícitas") após a morte do seu marido.
Segundo noticiaram os média, uma fonte do governo iraniano disse que "o presidente Lula da Silva "não foi bem informado " sobre o caso da senhora Sakine e que "o presidente Lula agiu "sob emoção e ignorância" quando ofereceu asilo à mulher iraniana condenada à morte por lapidação, disse hoje, terça-feira, fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano.
Ramin Mehmanparast, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, considera que "Lula da Silva tem um temperamento muito humano e emotivo e que, sem dúvida, não foi bem informado sobre este caso".
apelou “ao amigo e presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, ao Guia Supremo do Irão (Ayetollah Ali Kamnei) e ao Governo do Irão que permitam ao Brasil dar asilo político a essa mulher".
 Lula da Silva sublinhou ainda que tem "respeito pelas leis dos outros países".
(ver notícia)
De acordo com  a última mensagem de divulgação à imprensa, enviada pela ICAS (International Comitee Against Stoning-Comité Internacional Contra o Apedrejamento) via facebook :
"Na audiência de hoje visando o caso da Sr.a Ashianti, no Supremo Tribunal de Teerão, o chefe da 9ª divisão, Sr. Davoudi rejeitou  a reabertura do julgamento, em vez disso considerando a demanda do procurador de Tabriz, Hossain Nobacht de executar a Sr.a Ashtiani.
O caso dela foi agora transferido para o Procurador Geral Delegado Saeed Mortazavi .
O confirmará se a execução da Sr.a Sakhine avançará para a próxima semana.
Os filhos de Sakhine Ashtiani e familiares estão bastante consternados com este desenvolvimento.
Hossain Nobacht tem falado publicamente sobre a demanda da execução da Sr.a Ashtiani e à espera da confirmação do Chefe Judicial tanto quanto há dez dias atrás.
Mina Ahad da ICAS diz:
"O regime islâmico enviou uma mensagem política.
Apesar dos muitos protestos e preocupação internacional com a Sr.a Ashtiani o regime islâmico continua o seu terror contra o povo e em especial contra as mulheres no Irão.
Colocar o futuro da Sr.a Ashtiani nas mãos de Saeed Mortazavi é um muito mau sinal.
Eles estão a preparar a execução da Sr.a Ashtiani.
(Na figura ao lado prisioneiros enforcados no Irão.)
Isto é um sinal muito claro de que "Justiça" no Irão não tem nada a ver com ser-se justo mas tudo a ver com uma ferramenta politica de opressão e autopreservação do regime islâmico.
Uma confirmação da execução da Sr.a Ashtiani, pode significar que ela será executada muito em breve.
A ICAS apela à atenção de todas as organizações dos direitos humanos, governos e de individuos anónimos para que continuem a pressionar o regime islâmico do Irão até que a Sr.a Ashtiani seja liberta."
(No vídeo acima uma conferência de Imprensa da sra.Mina Ahad sobre alguns desenvolvimentos deste caso)
A condenação à morte por apedrejamento tinha sido suspensa, mas ainda há a possibilidade de esta condenação se efectuar por enforcamento.
 Numa mensagem anterior recebida hoje, a ICAS dá também conta de que o advogado da Sr.a Ashtiani foi preso em no Aeroporto de Istambul na Turquia.
"De acordo com o jornal turco "Radikal", o Sr. Mostafaei foi detido ontem e está presentemente em detenção.
O Sr. Mostafaei estava no aeroporto e havia alegadamente problemas com o seu passaporte.
Vários governos europeus já expressaram ao governo turco preocupação pela sua segurança.
O Alto-Comissssário das nações Unidas para os refugiados já confirmou que esta detido e a UNHCR (Alto-comissariado para os refugiados) já confirmou que Moastafaei pediu asilo à Turquia.
O Sr. Mostafaei (na foto) já tem recebido inúmeras ameaças de morte e a ICAS está muito preocupada com o seu bem-estar e segurança.
A ICAS recebeu informação de que as autoridades iranianas querem interrogá-lo.
As autoridades do regime islâmico dizem que encontraram documentos falsos e substâncias proibidas no seu escritório.
As autoridades iranianas são conhecidas por usarem este metodo de modo a aumentarem as acusações contra alguém.
A ICAS também recebeu a notícia por parte das autoridades iranianas de que o sogro e o cunhado do Sr. Moastafaei foram libertados ontem à noite.
A ICAS pede a todos os governos europeus que pressionem o governo turco para libertarem Sr. Mostafaei e permitir que seja transferido para um país mais seguro."
Isto põe muito bem em evidência a mediocridade do regime iraniano, que persiste em manter-se à tona a despeito de qualquer manifestação de humanidade...que a vir a acontecer será uma outra "colheita mediática" de dividendos políticos como no caso ocorrido em 2007 com os fuizileiros britânicos capturados no canal Shaat-al-Arab, em que o regime islamita do Irão procurou justificar a sua boa vontade enaltecendo a "bondade" do seu presidente.
Artigos Relacionados:
Mãe iraniana condenada à morte por apedrejamento
Circula também uma petição na internet pedindo a sua libertação em:
http://www.stopstonningnow.com/sakine/sakin284.php?nr=50326944&lang=po

3 comentários:

Anónimo disse...

Mina Ahadi
Email: minaahadi@aol.com
Tel: 0049 (0) 1775692413

2. A note about Saeed Mortazavi, deputy prosecutor-general of Iran. He has been accused of the torture and death in custody of Iranian-Canadian photographer Zahra Kazemi by the Canadian government. In a report in Iran in 2010 he was named as the man responsible for abuse of dozens and death of three political prisoners at Kahrizak detention centre in 2009. He has been called “torturer of Tehran” by some observers.
____________

Anónimo disse...

Misericordia!!! o islã de fato é um regime que não mede esforços para manter-se no poder de certos paises com o uso da força e do terror.
No passado pela espada tomavam o lugar e hoje pela mesma espada aterrorizam as pessoas que vivem em seus dominios, que Deus tenha misericordia de seus idealizadores e daqueles que hoje o defendem.

Anónimo disse...

Por isso que esse pais nao sai da miseria. Parece que o espirito da morte e da destruiçao tomou conta de muitos coraçoes que la vivem, que Deus tenha misericordia de voces pois eu os odeio! Sabemos que nao devemos odiar o proximo mas concerteza isso nao é nada comparado ao que fazem com as pessoas. Ardam no fogo do inferno.

Enviar um comentário