Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

A luta é alegria.....e a cantiga uma arma... (Homens da luta ganham o Festival da Canção)

A R.T.P. (Rádio Televisão Portuguesa) levou a cabo no dia 5 de Março deste ano (2011)  mais uma edição, a 47ª, do seu festival da canção, evento televisivo que desde 1964 tem sido um dos marcos da televisão em Portugal a que os portugueses já se acostumaram.
Contudo a edição deste ano (2011) têm estado envolvida em acesa polémica, devido à escolha do vencedor e eventual participante na "final europeia" de Dusseldorf no mês de Maio.
Esta polémica centrou-se não só na pessoa dos vencedores como no facto da canção vencedora poder "eventualmente"contrariar alguns dos regulamentos do Festival da Eurovisão, pois a letra vencedora " A luta é alegria " dos "Homens da Luta"  e alguns dos gestos em palco poderem ambas, induzir a conotações políticas.
Aqueles regulamentos (do Festival da Eurovisão ) proíbem claramente qualquer letra , bem como gestos de carácter político, muito embora o dúo vencedor diga não tratar-se de uma canção política.
...Quem são os homens da Luta?
Os "Homens da luta" são origináriamente um duo de comediantes, formado por dois artistas portugueses de seu nome Vasco Duarte ("Falâncio") e Nuno Duarte Neto ("Jel) que parodiam nas suas actuações as canções de intervenção do tempo do PREC ( para quem não saiba ou já não se recorde, PREC são iniciais para Processo Revolucionário em Curso ou  Periodo Revolucionário em Curso - entre 25 de Abril de 1974 e o estabelecimento da primeira Constituição da República Portuguesa democrática (pós 25 de Abril).
As personagens e mesmo a indumentária do grupo  procuram caracterizar e serem uma alusão também aos cantores de intervenção e protesto daquela época.
"Os Homens da luta" já tinham concorrido ao Festival da Canção de 2010 onde , integrando também a lista de votação online , passaram às semi-finais daquele concurso tendo a sua canção sido desqualificada por segundo o júri a sua canção não cumprir com os regulamentos do festival da canção português e do Festival da Eurovisão.
No entanto os "Homens da luta ", dando luta não desitiram e voltaram a concorrer em 2011 tendo ganho a prova portuguesa com a canção " A luta é alegria" da autoria e letra de "Falâncio " e "Jel".
Durante a votação dos júris distritais a canção do "Homens da luta" encontrava-se em sexto lugar tendo saltado para o primeiro lugar  com a votação do público e online.
A vitória do grupo causou algum "búrburinho " na final do Festival e ainda é motivo de pelo menos duas petições, uma a favor da paricipação dos "Homens da luta " como representantes de Portugal no festival da Eurovisão em Dusseldorf e outra petição, obviamente contra.
Há ressalve-se duas petições contra (pela suspensão imediata e outra "por um Portugal digno em Dusseldorf").
Algumas pessoas contrapondo que os "Homens de luta "são um grupo de comediantes e não de cantores ,opuseram-se à vitória do grupo.
Segundo podia lêr-se no artigo publicado na edição impressa do dia seguinte ao festival, no "Correio da Manhã" :
"Depois de receber a taça de vencedor, o humorista Jel agradeceu a "todos os que pagaram 60 cêntimos mais IVA" para garantir a sua vitória, recebido com apupos por algumas das pessoas que estavam na plateia do Teatro Camões, em Lisboa.
Já passavam alguns minutos da meia-noite de domingo quando foi anunciada a reviravolta - de entre os júris distritais, só Viseu e Bragança deram a pontuação máxima a 'Luta é Alegria' - num palco onde a apresentadora Silvia Alberto teve a companhia do veterano Eduardo Nascimento, intérprete de 'O Vento Mudou', um dos temas históricos do festival.
A letra da canção vencedora, preferida por 28 por cento daqueles que votaram pelo telefone, foi escrita por Falâncio, que anunciou a presença dos Homens da Luta na manifestação da Geração à Rasca, que irá percorrer as ruas de Lisboa no próximo dia 12.
Os Homens da Luta irão representar Portugal em Dusseldorf (Alemanha)  5 de Maio, garantindo que o Festival da Eurovisão irá ouvir cantar "contra a reacção".
Assim que soube qual a música vencedora, ouviram-se apupos da plateia, que esvaizou rapidamente o Teatro Camões, em sinal de protesto pela escolha.
Já os restantes concorrentes do festival aceitaram calmamente a vitória dos Homens da Luta. "

A letra da canção vencedora:
'A LUTA É ALEGRIA'
De noite ou de dia, a luta é alegria
E o povo avança é na rua a gritar.
E traz o pão e traz o queijo e traz o vinho
E vem o velho e vem o novo e o menino
E traz o pão e traz o queijo e traz o vinho
E vem o velho e vem o novo e o menino
Vem celebrar esta situação e vamos cantar contra a reacção.
Não falta quem te avise "toma cuidado"
Não falta quem te queira manter calado
Não falta quem te deixe ressabiado
Não falta quem te venda o próprio ar.
De noite ou de dia, a luta é alegria
E o povo avança é na rua a gritar.
E traz o pão e traz o queijo e traz o vinho
 vem o velho e vem o novo e o menino
E traz o pão e traz o queijo e traz o vinho
E vem o velho e vem o novo e o menino
Vem celebrar esta situação e vamos cantar contra a reacção.
A luta continua quando o povo sai à rua!
A polémica em relação ao pseudo-politicismo da canção
Sendo uma canção que emprega a palavra luta repetidamente não há nem existe alguma referência política que exacerba ou se refira direta ou indirectamente a qualquer grupo político existente em Portugal...
  

Stephen &3G- Georgianos desqualificados pela Eurovisão
Em 2010
 
 
As personagens caracterizadas referem-se a grupos sociais e não a grupos políticos.... e pese a indumentária das mesmas ser aquela que era comum nos anos setenta, se em vez dela houvessem as mesmas personagens envergado outra idumentária mais contemporanea o efeito conseguido de aludir aos grupos sociais e profissionais seria o mesmo, poi nós todos povo somos o conjunto de uma forma geral, para lá de outros factores que nos unem a união das classes e grupos profissionais e sociais que no fundo contribuímos para o nosso conceito de nação e país.
-No ano que passou a Eurovisão acabou devido às enormes pressões por parte da Rússia, por desqualificar a canção concorrente da Geórgia "We don't want put in", que embora fosse um trocadilho (put in pode referir-se integrado naquela expressão a qualquer coisa como subscrever/aceitar- assim : We don't put in -Nós não subscrevemos/aceitamos.
Aliás a desqualificação da canção Georgiana aconteceu muito devido à guerra entre a Geórgia e a Rússia instigada pelo presidente russo Vladmir Putin.
Ouvindo e observando de perto as duas canções a portuguesa pouco tem de politicizante.
Intervencionismo dos Homens da luta
Têm sido relevantemente importantes e também notórias as aparições públicas inusitadas dos "Homens da luta" como arautos da mensagem social da necessária mudança que se ressalva como importante no contexto dos dias que correm.
Aludindo a um dos comentários públicados no "Correio da manhã" do dia transacto àquele dofestival:
"Anónimo 07 Março 2011
Há quem não goste da canção mas já que não se tem melhor temos ou menos uma,porque não tenham ilusões de algum dia conseguir ganhar o Festival.
Só é para grandes,utilisemo-la para mostrar a indignação de miséria ao mundo."

1 comentário:

Anónimo disse...

oxalá façam boa figura.....lol...!!!!

Enviar um comentário