Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

kONY 2012- O polémico documentário de Jason Russel- Travemos Joseph Kony

O documentário (polémico) Kony realizado pelo realizador americano Jason Russel recebeu atenção da mídia no início de Março de 2012 com o documentário de trinta minutos "Kony 2012", feito pelo realizador Jason Russell para a campanha do grupo Invisible Children Inc.
O objectivo do filme é torná-lo famoso, já que a fama justificaria o envolvimento dos Estados Unidos da América na captura de Kony.
O vídeo convida qualquer um a envolver-se na campanha de uma forma eficaz, utilizando as novas tecnologias, e incentivando qualquer um a juntar-se à publicidade em massa que o vídeo sugere no dia 20 de Abril.
KONY 2012 é uma campanha levada a cabo pela "Invisible Children", um colectivo, e que se destina a trazer Joseph Kony à justiça.
-QUEM É JOSEPH KONY?
Joseph Kony é o pior criminoso de guerra do mundo.
 Em 1987 ele assumiu a liderança de um grupo rebelde existente no Uganda e rebatizou-o de " Exército de Resistência do Senhor"- Lord’s Resistance Army (LRA).
Joseph Kony líder do Exército de Resistência do Senhor
O LRA ganhou a sua reputação devido às suas táticas crueis e brutais.
Quando Joseph Kony se viu numa situação em que não tinha combatentes suficientes para a sua facção armada, começo a raptar crianças à força para serem soldados no seu exército ou "esposas" para os seus oficiais.
 O LRA é encorajado a violar, mutilar e matar civís- geralmente com armas afiadas.
O LRA já não tem em actividade no norte do Uganda onde se originou, mas continua a sua campanha de violência na República Democrática do Congo, na República Centro Africana e no Sul do Sudão.
Nos seus 26 anos de história o LRA tem raptado mais de 30000 crianças e levado ao deslocamento forçado de quase 2.1 milhões de pessoas.
Qual é o objectivo da (companha) KONY 2012?
QUAIS OS OBJECTIVOS DA "INVISIBLE CHILDREN-"Crianças invisíveis"?
À direita  na imagem Jason Russel, realizador de Kony 2012
Os conselheiros militares norte-americanos têm sido enviados numa missão de tempo limitado com o objectivo de deter Kony e desarmar o LRA.
Se J.Kony não for capturado este ano, perder-se-á assim uma excelente oportunidade....
A nossa tomada de ação tem em vista assegurar duas coisas:
1)Que Joseph Kony seja conhecido como o pior criminoso de guerra do mundo
2)Que os Estados Unidos da America e os esforços da comunidade internacional para travar Kony sejam fortalecidos com uma estratégia mais globalizante para o desarmamento, desmobilização, e reintegração.
-PORQUE É QUE ESTAMOS A TORNAR JOSEPH KONY NUMA PESSOA FAMOSA?
Pela pior das razões.
-A Campanha KONY, levada a cabo pela "Invisible children" destina-se a tornar Joseph Kony famoso, não a torná-lo célebre, mas para conseguir apoios para a sua detenção e também para criar um precedente na Justiça internacional.
Neste caso, a notariedade vai traduzir-se em apoio público.
Se as pessoas conhecerem os crimes que Joseph Kony tem cometido ao longo dos últimos 16 anos, elas unirse-ão para travá-lo.
Em segundo lugar, queremos que Kony se torne famoso para que quando for detido, ele seja um exemplo notório, visível e concreto da justiça internacional.
Acreditamos que a partir daí outros criminosos de guerrra ficarão a saber que as suas enormes atrocidades não passarão despercebidas ou ficarão sem punição alguma.
CONTATOS:
General questions:
info@invisiblechildren.com // 619.562.2799
Media inquiries:
cattarini@sunshinesachs.com
For more information about Invisible Children, visit our main website:
Um pouco mais sobre esta campanha e sobre a polémica que a envolve é nos dado a conhecer pela revista brasileira "veja" num artigo recentemente publicado online:
"Joseph Kony era uma figura pouco conhecida mundialmente até que, na semana passada, um vídeo de 29 minutos no YouTube mobilizou dezenas de milhões de pessoas de todo canto do planeta.
Por meio da campanha, a ONG Invisible Children denuncia o líder do Exército de Resistência do Senhor (LRA, na sigla em inglês) - o homem mais procurado de Uganda -, reforçando que ele deveria pagar pelas graves violações aos direitos humanos de que é acusado, incluindo assassinato em massa, escravidão e sequestro de crianças para transformar os meninos em soldados e as meninas em empregadas e escravas sexuais.
Um menino-soldado do LRA no Uganda
A ONG logo recebeu o apoio declarado de famosos como Oprah Winfrey, Rihanna, P. Diddy e Justin Bieber.
Talvez eles não soubessem que Kony fugiu de Uganda há seis anos e o LRA está enfraquecido, na ativa apenas em áreas remotas do Congo, Sudão do Sul e República Centro-Africana.
O nome "Kony" ficou entre os assuntos mais citados no Twitter, e a ONU chegou a elogiar o impacto da campanha Kony 2012.
Ironicamente, o cofundador da entidade, Jason Russell, foi preso na quinta-feira pela polícia de San Diego.
Uma testemunha afirmava ter visto Russell bêbado e se masturbando em público.
Do departamento de polícia, ele foi encaminhado para um hospital, onde segue internado por "exaustão", informa o CEO da entidade, Bem Keesey.
Embora não haja dúvida quanto ao perfil de Kony - uma figura grotesca e sanguinária - o vídeo divulgado freneticamente também foi recebido com críticas, e a transparência da Invisible Children foi questionada.
Áreas de actuação do LRA
Alguns alegam que a ONG gasta a maior parte de seu dinheiro com salários e viagens - embora opere um centro de acolhimento no norte de Uganda para receber crianças e adolescentes que escaparam das fileiras da LRA.
A entidade também já foi descrita como um grupo de pressão, cujo objetivo não seria apenas divulgar uma causa, mas levar o governo americano a se envolver de maneira direta (ou seja, militarmente) na captura de Kony.
Ignorando as atrocidades do governo de Uganda ou do Exército Popular de Libertação do Sudão, a Invisible Children seria uma entre várias instituições que procuram convencer os EUA a escolher um lado no conflito entre o LRA e o regime.
O vídeo ainda faz uso de táticas de mobilização espúrias, como mostrar Kony ao lado de Hitler - figura com a qual ele certamente não se equipara, num hipotético "índice da maldade".
As próprias vítimas de Kony ficaram furiosas com a campanha".
In: Revista Veja.Br. Quando todo o mundo se volta às questões humanitárias
Artigos relacionados:
Ex-Kony Soldier Warlord May Have CURSEDJason Russell
Exército Pan-Africano caça Joseph Kony nas selvas
Jornalista ocidental que se encontrou com Kony descreve rebelde- Folha.com

2 comentários:

Anónimo disse...

Oxalá o apanhem! O melhor do maundo são as crianças e os animais.....

Anónimo disse...

fizeram-lhe um chikuembo ..... e o gajo ficou maluko

Enviar um comentário