Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

Nova greve de fome em Cuba protesta contra a morte de Zapata!

Pinar del Rio-Cuba: cinco presos políticos que se encontram detidos no presídio de Pinar del Rio iniciaram uma greve de fome como forma de protesto contra a morte do prisoneiro político Orlando Zapata Tamayo que foi ontem a sepultar no cemitério de Banes a cerca de 840 km de Cuba, sob fortes medidas de vigilância em todo o trajecto desde a casa da família.A amnistia Internacional bem como fontes da dissidência cubana referiram a detenção "preventiva"ontem de pelo menos 25 opositores que atendiam ao funeral.
Os presos políticos Diosdado Gonzalez, de 47 anos e Eduardo Diaz, de 58, deram início à greve de fome  ainda na quarta-feira passada, enquanto Fidel Suarez, de 49 anos, e Nelson Molinet, de 45, deixaram de ingerir alimentos ontem, de acorCodo comissão Cubana para os Direitos do Homem, citada pela AFP.
Para além dos quatro anteriores, também o ex-prisioneiro e jornalista Guillermo Fariñas, de 48 anos, começou uma greve de fome na sua casa em Santa Clara, adiantou Elizardo Sanchez, porta-voz da comissão.
Os dois primeiros prisioneiros políticos referidos Diosdado Gonzalez e Eduardo Diaz, integram o grupo dos 75 presos políticos detidos aquando da chamada Primavera Negra de 2003, grupo de que fazia parte Orlando Tamayo que faleceu depois de 85 dias de greve de fome em protesto contra as condições em que ele bem como os outros prisioneiros políticos se encontravam encrcerados.
Refira-se que em maio de 2003 o governo de Fidel castro ordenou a detenção de vários dissidentes políticos sob a acusação de serem agentes dos Estados Unidos
tendo os presos recebido penas de prisão que oscilavam entre os 3 e os 21 anos de prisão.
A morte evitável de Orlando Zapata recebeu a censura de vários governos entre os quais o da República Checa (que decretou um minuto de silêncio em sua memória) dos estados unidos, da União Europeia e do Chile que á semelhança do que ocorreu com algumas organizações defensoras dos direitos humanos exigiram a libertação imediata dos presos políticos cubanos. A morte de Zapata é também censurada e consta do relatório da Comissão Inter-Americana dos Direitos Humanos de 2009.

Lista de Prisioneiros Políticos cubanos
Seguidamente apresenta-se uma lista de prisioneiros políticos cubanos bem como os crimes de que são acusados. Atente-se na incongruência das acusações:

Víctor Rolando Arroyo Carmona. 54 anos. Sentenciado a 26 anos de prisão. Acusado de "minar a independência nacional e a integridade territorial", por contribuir para o site Cubanet - que distribui noticiário independente E TAMBÉM governamental de Cuba, e para a Radio Martí. Ah, sim, ele também foi acusado de manter uma biblioteca com 5 mil livros. Vou repetir: Ele foi condenado também por manter uma biblioteca com 5 mil livros. Ele foi condenado também por manter uma biblioteca com 5 mil livros. Ele foi condenado também por manter uma biblioteca com 5 mil livros.

Regis Iglesias RamírezAge. 38 anos. Condenado a 18 anos de prisão por ser um militante do Projeto Varela. Acusado de "atos contra a independência ou a integridade territorial do Estado".

Librado Linares García. 47 anos. Sentença: 20 anos de prisão. Acusação: organizar atividades de reivindicação de direitos humanos, como reuniões, palestras e seminários.

Marcelo Cano Rodríguez. 42 anos. Sentença: 18 anos de prisão. Acusação: manter relações com a organização internacional Médicos sem Fronteiras (ele é médico). Também foi acusado - foi acusado - de buscar apoio na forma de remédios, roupas e livros, como uma maneira de "desestabilizar o Ministério da Saúde Pública e minar o sistema de bem-estar social em Cuba".

Oscar Elías Biscet González. 46 anos. Sentenciado a 25 anos de prisão. Acusação: "servir como mercenário em estado estrangeiro" e pendurar a bandeira de Cuba de cabeça para baixo (não sei quantos dos 25 anos são por isso, sorry). Ah, sim, o suposto mercenário e desrespeitador dos símbolos nacionais é dirigente da Fundação Lawton pelos Direitos Humanos, que pretende estabelecer em Cuba "um estado baseado no império da Lei".

Jose Daniel Ferrer García. Idade: 37 anos. Condenação: 25 anos. Acusação: apoiar o Projeto Varela e coordenar o Movimento de Libertação Cristã, duas organizações consideradas contra-revolucionárias em Cuba.

Luis Enrique Ferrer García. 35 anos. Condenação: 28 anos de prisão. Acusação: integrante do Projeto Varela e coordenador do Movimento de Libertação Cristã. Até agora, não há notícias de que Frei Betto tenha tentado algo pela libertação deste dois cristãos. Acusado, como Ferrer García, de "actos contra a independência ou a integridade territorial do Estado".

Iván Hernández Carrillo. 36 anos. Sentenciado a 25 anos de cadeia. Acusado de possuir um computador fabricado nos Estados Unidos, e de receber US$ 30 de contribuição de um porto-riquenho para a manutenção de sua biblioteca independente em Matanzas, a "Biblioteca Juan Gualberto Gómez II".

A lista dos prisioneiros políticos encarcerados nas prisões cubanas é todavia muito mais extensa.
(A lista anterior encontra-se disponível no blog "RiverRun")

Sem comentários:

Enviar um comentário