Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

ETA anuncia novo cessar-fogo...Espanha e França cautelosas...

O Grupo terrorista, independista basco E.T.A (Euskadi Ta Askatsuna) anunciou dia 4 de Setembro a sua intenção de declarar um cessar fogo,
No entanto os governos Espanhol e Francês,em  cujos países se encontra divido o País Basco mantêm uma atitude de prudência pois esta é já a terceira vez que aquela organização declara um cessar-fogo.
O anúncio de cessar-fogo da ETA ocorreu no dia 6 de Setembro deste ano através de um vídeo divulgado pela organização através da BBC.
Origens e objectivos da ETA.
"A ETA que tem origem num grupo estudantil chamado Ekin "é um grupo que pratica o terrorismo como meio de alcançar a independência da região do País Basco (Euskal Herria), de Espanha e França.
A ETA possui ideologia separatista/independentista marxista-leninista e revolucionária.
O Símbolo da ETA
É classificada como um grupo terrorista pelos governos da Espanha, da França e dos Estados Unidos, pela União Européia e pela Amnistia Internacional.
O seu símbolo é uma serpente enrolada num machado.
Foi fundada por membros dissidentes do Partido Nacionalista Basco.
Durante a ditadura franquista, contou com o apoio da população e o apoio internacional, por ser considerada uma organização anti-regime, mas foi enfraquecendo devido ao processo de democratização em 1977.
O seu lema é Bietan jarrai, que significa seguir nas duas, ou seja, na luta política e militar.
Este grupo separatista reivindica a zona do nordeste da Espanha e do sudoeste da França, na região montanhosa junto aos Pirineus, virada para o Golfo de Biscaia, região denominada por Euskal Herria (País Basco).
A ETA reivindica, em território espanhol, a região chamada Hegoalde ou País Basco do Sul, que é constituído por Álava, Biscaia, Guipúscoa e Navarra; também reivindica, em território francês, a região chamada Iparralde ou País Basco do Norte, que é constituído por Labour, Baixa Navarra e Soule.
O governo espanhol estendeu o estatuto de Comunidade Autônoma Basca a três províncias da Espanha - Álava, Biscaia e Guipúscoa - da qual Navarra não faz parte, possuindo esta o estatuto da Comunidade Foral de Navarra.
A ETA foi criada em 1959, originou do Partido Nacionalista Basco (PNV), um partido político fundado em 1895 e que sobrevivera na clandestinidade durante a ditadura de Francisco Franco (1939-1975)."
Atentados
É difícil definir qual foi o primeiro atentado do ETA, já que os primeiros não foram assumidos.
Em todo caso, o primeiro atentado assumido pelo ETA foi a morte do guarda civil José Pardines Arcay, em 7 de Junho de 1968.
Em 1968 o ETA cometeu seu primeiro atentado de grande repercussão: o assassinato de Melitón Mananzas, chefe da polícia secreta de San Sebastián e torturador da ditadura franquista.
Em 1970, vários membros de ETA são julgados e condenados à morte durante o processo de Burgos, mas a pressão internacional fez com que a pena fosse alterada, mesmo tendo sido aplicada a outros membros do ETA anteriormente.
O atentado de maior repercussão durante a ditadura ocorreu em Dezembro de 1973, com o assassinato do almirante e presidente do governo Luis Carrero Blanco, em Madrid, acção que foi aplaudida por muitos exilados políticos.
Em 1978, com a nova constituição espanhola, o País Basco consegue grande autonomia.
Porém, a ETA reivindica a independência total da região.
Cessar- fogo de 2006 e atentado de Barajas
No dia 24 de Março de 2006 a organização declarou um cessar-fogo permanente, que foi rompido em 30 de Dezembro de 2006.
Atentado da ETA no Aeroporto de Barajas em Madrid
 A organização assumiu a explosão de um carro-bomba no Terminal 4 do Aeroporto de Madrid-Barajas, em Madrid.
Ao contrário do que sucedera no passado, a ETA não anunciou o atentado previamente, provocando o desmoronamento de três dos quatro andares do prédio (o mais recente terminal do aeroporto), a suspensão do tráfego aéreo num dos dias mais movimentados do ano nos aeroportos europeus, deixando dezenove pessoas feridas e causando a morte de dois equatorianos."
(In Wikipedia- Euskadi Ta Askatsuna)
ETA em Portugal
Em Fevereiro, logo no início de fevereiro deste ano o país ficou estupefacto ante a descoberta em Portugal de uma vivenda em Òbidos que tinha sido alugada por membros da ETA, e na qual foi descoberta uma grande quantidade de explosivos e material destinado á fabricação de engenhos explosivos.
Tal como notíciou a TVI, no seu sítio TVI.24.IOL, artigo do qual transcrevo alguns excertos:
"A polícia portuguesa encontrou uma casa rural em Óbidos que foi alegadamente abandonado por membros da organização separatista basca (ETA).
Dentro da habitação, segundo avança a agência espanhola EFE, foi encontrado «abundante material explosivo».
A mesma fonte acrescentou que foi «encontrado muito material explosivo», mas que este «ainda será analisado pelas autoridades portuguesas», para depois ser identificado.
Segundo o jornal «El País», a descoberta foi feita pela Guarda Nacional Republicana numa casa rural em Óbidos.
À chegada dos agentes ao local, a habitação encontrava-se abandonada.
De acordo com a Lusa, a vivenda localiza-se na freguesia de Santa Maria de Óbidos, em Avarela, perto da auto-estrada A8, entre Óbidos e Caldas da Rainha."
(ver a notícia original)
O comunicado da ETA que anunciou o cessar-fogo foi lido por uma mulher, segundo fontes das autoidades espanholas , a mesma que leu em Fevereiro do ano passado, o comunicado da comemoração dos 50 anos da organização.
Outra das mulheres da cúpula
da E.T.A.
Quanto à identidade mulher que leu o comunicado o sítio online do DN.sapo.pt adiantou em artigo seu publicado no mesmo dia sob o cabeçalho:
Quem é a mulher que leu o comunicado da ETA?
por MARIA DE LURDES VALE
"É uma mulher que dá a voz ao vídeo que a ETA entregou à BBC para divulgação do comunicado em que esta organização terrorista anuncia mais um cessar-fogo.
Segundo as autoridades, pode tratar-se de Izaskun Lesaka ou de Iratxe Sorzabal, duas bascas que fazem parte da actual chefia da organização terrorista.
Uma coisa é certa: trata-se da mesma mulher que leu o comunicado comemorativo dos 50 anos da ETA em Janeiro do ano passado.
Izaskun Lesaka Arguelles está há vários anos como uma das responsáveis pelo aparelho político da ETA e encontra-se fugida desde 2005.
Os peritos sabem que é a autora de vários comunicados da organização e que também já deu ordens aos comandos militares.
Iratxe Sorzabal, de 38 anos, é militante da ETA desde os anos 90.
Foi acusada de participação em três atentados mortais e, após ser detida em 2001, denunciou torturas e foi absolvida pelos tribunais.
Deteve o cargo de porta-voz da Gestoras Pró-Amnistia, uma organização que defende os interesses dos presos, e passou mais tarde à clandestinidade.
Foi detida em França, onde esteve três anos, e depois de cumprida a pena chegou a ser deputada do Batasuna."
(Ver a notícia original)

1 comentário:

Anónimo disse...

Será finalmente desta?

Enviar um comentário