Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

O Desemprego em Portugal I - Os números

Segundo o jornal o público na sua secção de economia o número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego subiu em cerca de 15 %.
"O número de desempregados inscritos em centros de emprego subiu 15 por cento no concelho de Lisboa e sete por cento no Porto, em Junho, de acordo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional.
As duas principais cidades do país somavam 39.235 desempregados inscritos em Junho, de um total de 531.348 observados no Continente, de acordo com os dados publicados no ‘site’ do instituto.
Desempregados à porta do Centro de Emprego
Em Lisboa, eram 23.836 os inscritos nos centros de emprego no final de Junho (o que representa uma subida face aos 20.685 verificados um ano antes), enquanto no Porto o número de inscritos subiu para os 15.399 indivíduos (contra os 14.408 de Junho de 2009).
Vila Nova de Gaia continua, no entanto, a liderar as listas do IEFP no que se refere ao concelho mais atingido pelo desemprego.
O número de desempregados em Vila Nova de Gaia voltou a subir em Junho 16 por cento para os 27.605 inscritos (23.820 em Junho de 2009).
No grupo dos concelhos com o maior número de pessoas inscritas nos centros de emprego, destaque ainda para Sintra (com 18.762 inscritos nos centros de emprego), Guimarães (com 12.638) e Gondomar (12.240).
Com menos de 100 desempregados surgem os concelhos de Melgaço (entre os 86 concelhos do Norte), Oleiros, Vila Velha de Rodão e Pampilhosa da Serra (num total de 78 concelhos que compõem a região Centro), Alvito (entre os 47 concelhos do Alentejo) e Alcoutim (de um total de 16 concelhos que integram a região do Algarve).
Por regiões, segundo os dados do IEFP, os 86 concelhos da região Norte concentraram 241.433 inscritos em Junho, o Centro registou 77.647 pessoas e Lisboa e Vale do Tejo contribuiu com 165.747 inscritos.
Os números do IEFP apontam ainda para um total 24.037 pessoas inscritas no Alentejo e 22.484 no Algarve.
Os desempregados inscritos nos centros de emprego de Lisboa e Porto são, na sua maioria, homens, têm entre 35 e 54 anos e procuram um novo emprego há menos de um ano."
(ver notícia públicada em economia-Público)
Segundo artigo publicado no sítio "Esquerda.Net" em Julho de 2010:
"Desemprego de longa duração sobe 38,4%
Em apenas um ano, o número de desempregados de longa duração inscritos nos centros de emprego subiu para cerca de 220 mil pessoas.
Apesar da habitual descida no mês de Junho, os inscritos de longa duração não páram de aumentar.
O aumento do desemprego de longa duração é um dos dados revelados no relatório de Junho de Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
O número de inscritos nos Centros de Emprego diminuiu face ao mês anterior em 1,8%, como é hábito nesta altura do ano, encontrando-se agora registados 551.868 desempregados, ou seja, mais 62.048 indivíduos do que um ano antes, o que corresponde a um aumento de 12,7% ao longo de um ano.
A principal descida verifica-se no Algarve (menos 7,9%), e é o próprio IEFP que confirma a importância da sazonalidade na quebra no número dos inscritos "de forma mais intensa que em 2008".
Segundo a informação do IEFP, relativa aos números de junho, a subida do desemprego no último ano atingiu mais os homens (mais 13,5%) do que as mulheres (mais 12%).
No que respeita às habilitações literárias dos novos inscritos nos centros de emprego, o IEFP assinala que os maiores aumentos percentuais se verificaram no ensino secundário (mais 21,6%) e do 3º ciclo do ensino básico (14,9%)."
(ver notícia
Estes são os números do desemprego em Portugal....as estatistticas para este mês de setembro não melhoraram significativamente...

O artigo que se segue analisa a escolaridade dos portugueses, a experiência profissional versus formação profissional e analisa a precariedade do emprego em Portugal.
Artigo Relacionado:
Desemprego II

Sem comentários:

Enviar um comentário