Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

O Pastor Terry Jones e a queima do Corão

A semana entre 6 e 11 de Setembro ficou marcada pela polémica intenção do pastor Terry Jones da Dove World Outreach Center (Centro da Pomba de Ajuda ao Mundo, em tradução livre)de proceder à queima pública de exemplares do Acorão.
O pastor Jones pretendia queimar públicamente proceder à queima pública de exemplares do Corão no dia 11 de setembro dia em que se assinala o 9º aniversário dos atentados terroristas do 11 de setembro, perpetrados por membros da Al-Qaeda e que destruíram as torres gémeas do World Trade Center,e vitimaram perto de 3000 pessoas, protestando contra a construção nas imediações de um centro comunitário islâmico e numa manifestação de culpabilização dos muçulmanos de todo o mundo pelos ataques do 11 de Setembro de 2001.
Noínício da semana o pastor defendeu um dia nacional terry Jones defendeu um dia internacional de queima do Corão...




A polémica levou a imensas manifestações por todo o mundo muçulmano,e à condenação pública daquele anúncio por parte de muitos países e líderes políticos do mundo ocidental.
Mesmo o Vaticano através do seu porta-voz condenou aquele anúncio, considerando uma atitude descabida e contrária aos princípios cristãos de tolerância e amor ao próximo.
O Presidente Norte-Americano Barack Obama condenou a iniciativa do pastor Terry Jones a quem pediu que desistisse da ideia tendo considerado que a atitude do Pastor Jones acirraria ainda mais o fosso que divide o ocidente e o mundo e favoreceria o recrutamento de elementos terroristas para a Al-Qaeda.
A Interpol avisou da possibilidade de cidadãos estrangeiros serem atacados ou de encontrar manifestações no países muçulmanos.
Aquele tipo de manifestação pública é legal de acordo com as leis e constituição norte-americanas que garentem a liberdade de expressão, o que explica que as autoridades norte-americanas tenham pouco poder interventivo, podendo apenas intervir caso houvesse confrontos entre grupos rivais ou desordem pública.
Na cidade de Gainsville , no norte da Flórida onde a Dove World Outreach Center foi criada podia lêr-se num enorme cartaz colocado por membros daquela igreja "O Islão é do Diabo" (Islam is of the Devil).
Mudança de atitude
No entanto quinta-feira ao princípio da noite, o pastor Terry Jones veio anunciar publicamente que não o procedreia à queima do Alcorão, tendo falado com o Imam do centro Comunitário...
Segundo o Imame nenhum acordo foi estabelecido com o pastor terry Jones no sentido de remover o centro comunitário das imediações do "Ground Zero", onde se situava o World Trade Center...
Passado polémico na Alemanha:
Segundo o artigo públicado, o próprio pastor não terá um passado limpo, tendo sido expulso de uma comunidade religiosa que fundou na Alemanha em Koln:
"O pastor americano Terry Jones, que planejava queimar exemplares do Alcorão no aniversário dos atentados de 11 de Setembro, sábado, tem antecedentes polêmicos na Alemanha, país que abandonou em 2008 expulso pelos próprios seguidores de sua seita.
A história foi foi revelada pelo antigo responsável pelo acompanhamento de seitas da Igreja Evangélica Alemã na Renânia, Joachim Keden.
 "Jones é o clássico dirigente sectário com visão fundamentalista extrema", disse em entrevista ao jornal Berliner Zeitung.
O Pastor Jones em Ganesville, Florida
Sucessor no cargo e também especialista em seitas, Andrew Schäfer destaca que Jones foi condenado em 2002 por um tribunal da cidade alemã de Colônia a uma pena de 3.000 euros por falsificação de documentos, ao afirmar que tinha um título de doutor que não possuía.
Além disso, foi acusado, mas não chegou a ser processado, de exploração laboral dos membros mais jovens de sua seita e de se apropriar indevidamente de fundos de seu grupo religioso, o que conduziu a sua primeira expulsão da comunidade religiosa que tinha fundado.
"Terry Jones?"
Sua readmissão só aconteceu "após o pagamento de uma reparação econômica de quatro a cinco dígitos", segundo revela ao mesmo jornal Stephan Baar, um dos atuais representantes da Comunidade Cristã de Colônia, fundada por Jones e que, segundo suas palavras, tem agora cerca de 80 membros ativos.
A Dove World Outreach Center (Centro da Pomba de Ajuda ao Mundo, em tradução livre), igreja liderarada por Jones na Flórida é composta por um pequeno grupo integrista cristão de 50 membros.
 A organização se apresenta em seu site (http://www.doveworld.org/) "como uma Igreja do Novo Testamento, baseada na Bíblia, a Palavra de Deus.
Segundo explica o site, a comunidade foi fundada em 1986 por um pastor na sala de sua casa em Gainesville, norte da Flórida com aproximadamente 115 mil habitantes.
 As primeiras reuniões dos membros da comunidade foram realizadas na casa do pastor, e mais tarde em no hotel Holiday Inn e em um teatro dos arredores, segundo o site.
 Os membros fundadores reuniram em seguida a soma de US$ 150 mil para comprar o terreno no qual foi edificado o templo no final dos anos 1980."
Existem também alegações que o ligam à posse de pornografia infantil:
A queima de livros através da história:
Através da história muitas vozes procuraram silenciar o conhecimento e o acesso à informação, queimando livros e até mesmo aqueles que os possuíam.
A inquisição simbolo máximo da intolerância no ocidente cristão
A própria inquisição dos séculos anteriores criou um index, uma relação de livros e outra literatura que era considerada proibida, e aqueles que eram encontrados na sua posse eram considerados hereges, toturados condenados a morrer na fogueira.
O próprio século 20 registou ocaiões dessas perpetradas por regimes totalitários como o regime comunista dos khmer Vermelhos no Camboja, ou o regime Nazí tal como retratam os dois vídeos que se seguem.
Em Portugal, durante o regime ditactorial do Estado Novo,a PIDE (Polícia Internacional de Defesa de Estado)também à semelhança do que acontecia noutras ditaduras contemporâneas também procedeu ao arresto e à destruição de literatura considerada subversiva ("inconveniente"-muita desta literatura não a considerariámos ofensiva, mas era o tipo de literatura que obrigava ao raciocínio crítico)


É como se julgassem que por queimar os livros as ideias morressem...e apenas podessem convenientemente prevalecer apenas aquelas ideias e modos de pensar que quem perpetra este tipo de actos procura defender.. a queima de livros é um atentado à liberdade individual, á liberdade de pensamento e à liberdade de raciocinar e de informar...
A civilização moderna, edificada sobre a escrita, pogride a partir da disseminação de ideias e da diversidade de opiniões....
Não é senão o sentido crítico que nasce da presença da palavra ecrita, testemunha silenciosa mas não muda das várias correntes de pensamento, e dos eventos passados que se impulsionaram o progresso e as aquisições humanas de que hoje usufruímos.

Sem comentários:

Enviar um comentário