Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

Faleceu o radialista e comentador Artur Agostinho.....

Falceceu hoje, Terça-feira 23 de Março de 2011, aos 90 anos de idade, o conhecido comentador desportivo e apresentador de televisão inúmeras vezes, Artur Fernades Agostinho.
A causa da sua morte não foi até ao momento ainda determinada, muito embora segundo afiance  o site do jornal "Record", Artur Agostinho estaria há já cerca de uma semana internado no Hospital de Santa Maria.
Artur Agostinho, nascido em 1920, brilhou como locutor de rádio tendo sido um dos melhores locutores de rádio desportivos de sempre, tendo feito parte do departamento desportivo da Rádio Renascença além de ter sido apresentador também de alguns programas e concursos de televisão dos quais se destaca o primeiro concurso da televisão portuguesa o "Quem sabe sabe".
Artur Agostinho em entrevista concedida ao jornal "Record" de que foi director entre 1963 e 1974 deu a conhecer a sua experiência como apresentador e locutor desportivo:
“Comecei na rádio, que foi a minha rampa de lançamento.
Cartaz do "Leão da Estrela"
A partir daí fui convidado para o jornalismo desportivo”, recordou o jornalista e ator, de 90 anos, que dirigiu o nosso jornal entre 1963 e 1974.
Adepto confesso do Sporting, Artur Agostinho abordou o tempo em que relatava jogos. “Fui chamado para os relatos quando um relator faltou.
Fiz e gostei de estar no relvado”, recordou.
Contudo, a paixão pela representação – a participação no filme “O leão da estrela” foi a mais marcante” – sempre falou mais alto, embora o palco tenha sido um sonho que não concretizou.
“Matei o vício nas novelas”, garantiu.
“Fui um privilegiado. Sempre fiz o que gostei.
 Deve gostar-se do que se faz, tal como um jogador de futebol”, referiu Artur Agostinho, fazendo um balanço da sua carreira.
Histórias do exílio em livro.
O exílio voluntário no Brasil, depois de ser perseguido no PREC, foi outro dos temas na “Grande entrevista”.
 Recordando esses anos, que disse terem sido "adoráveis”, Artur Agostinho revelou que se prepara para lançar, em Março, um livro sobre esse período.
 Intitulada “Flashback”, a obra narra episódios, sem “fazer qualquer ajuste de contas”.
(ver artigo competo no "Record")
Artur Agostinho, o Artur Agostinho que o público português recordará com saudade foi além de jornalista, escritor, e comentarista desportivo e apresentador de televisão actor tal como pudémos constatar da leitura do artigo anterior do "Record" Online.
 "Participou nos filmes Cais do Sodré (1946), O Leão da Estrela (1947), Capas Negras (1947), Cantiga da Rua (1950), Sonhar é Fácil (1951), O Tarzan do 5º Esquerdo (1958), Dois Dias no Paraíso (1958), O Testamento do Senhor Napumoceno (1997), A Sombra dos Abutres (1998) e Perfeito Coração (2009)."
"Foi agraciado com a Comenda da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada em 28 de Dezembro de 2010"
(In Wikipédia -Artur Agostinho)
De seguida apresenta-se uma entrevista que Artur Agostinho deu à televisão sobre a sua participação no filme que o consagrou no cinema português, " O leão da Estrela" onde contracena com o igualmente saudoso António Silva:
Neste último vídeo Artur Agostinho fala ao programa "Sexta à noite "onde é entrevistado pelo apresentador de televisão Carlos Malato:

Ao amigo Artur Agostinho, um até sempre!
Artigos relacionados:
Para baixar:
"O Leão da Estrela"
A Canção de Lisboa
Maria Papoila
O Pátio das cantigas

1 comentário:

SERGIODAUDE disse...

Ainda me lembro bastante bem quando o sr Artur Agostinho apresentou o concurso "Toma lá, dá cá", corria o ano de 1981....acho que foi a primeira vez que me apercebí desta personalidade da rádio e televisão...acho que o nome dele ficará para mim sempre associado áquele concurso de televisão que via quando tinha 9 anos de idade....

Enviar um comentário