Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

Primeiro-Ministro José Sócrates demitiu-se

O Primeiro-Ministro Português José Sócrates apresentou na tarde de quarta-feira 23 de Março a sua demissão ao Presidente da República Prof. Aníbal Cavaco Silva.
A demissão do Primeiro Ministro José Socrates vem na sequência da não aprovação pelas restantes forças políticas com assento no  Parlamento do PEC 4, Plano de Estabilidade e Crescimento proposto pelo governo ter sido "chumbado" por toda a oposição.
José Sócrates aproveitando o seu encontro semanal com o Presidente da República foi a Belém onde apresentou formalmente a sua demissão.
Segundo pode lêr-se no comunicado da Presidência da República publicado hoje na página oficial da Presidência:
"Comunicado da Presidência da República
A Presidência da República divulga o seguinte comunicado:
1 – O Presidente da República recebeu hoje, em audiência, o Primeiro-Ministro, o qual lhe apresentou o seu pedido de demissão.
2 - Com vista à resolução da situação política decorrente do pedido de demissão do Primeiro-Ministro, o Presidente da República, nos termos constitucionais, irá promover, no próximo dia 25, audiências com os partidos representados na Assembleia da República, mantendo-se o Governo na plenitude de funções até à aceitação daquele pedido. "
O Primeiro Ministro demissionário defende a convocação de eleições e sustém que a crise política "só poderá ser resolvida através da decisão soberana dos portugueses".
José Sócrates afirma a sua disponibilidade e vontade de concorrer a um plebiscito popular legislativo.
Fica aqui o vídeo da demissão:
"Lisboa, 24 mar (Lusa) -- A chanceler alemã, Angela Merkel, disse hoje que está "grata" ao primeiro-ministro português pelo trabalho feito na consolidação das contas públicas e lamentou que as novas medidas de austeridade não tenham sido viabilizadas pelo Parlamento.
"Estou grata a Sócrates" por tomar a responsabilidade das contas públicas do seu país, disse Angela Merkel, citada pela agência de informação financeira Bloomberg.
A líder alemã lembrou que as novas medidas tomadas pelo Governo português para reduzir o défice orçamental foram de "longo alcance" e apoiadas pelo Banco Central Europeu (BCE) e pela União Europeia."
( ver artigo original na aeiou.Visão.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário