"Socialismo"- Está em exibição nos cinemas portugueses o "mais recente Goddard"
Publicada por
SERGIODAUDE
on quinta-feira, 31 de março de 2011
Etiquetas:
Actualidades-cinema
Está em Exibição nas plateias portuguesas o mais recente filme do realizador cinematográfico francês Jean Luc Goddard "Socialismo".
"Socialismo" de Goddard, o realizador francês da "nouvelle vague", agora já com 80 anos, é uma producção franco-suíça de 2010 e está no Top10 da crítica portuguesa e além fronteiras.
O demônio das 11 hora ), Deux ou trois choses que je sais d'elle (1966; Duas ou três coisas que eu sei dela), La Chinoise (1967; A chinesa) e Week-end (1968; Week-end à francesa) ou ainda o polémico filme Je Vous salu Marie de 1983 (na altura um escândalo pois mexia com as tradições e valores católico-romanos e do cristianismo.
O dito filme esteve inclusive proibido no Brasil e em alguns países latino-americanos.)
A obra de Jean Luc Goddard encontra imensas influências no Maio de 1968 no qual tomou parte activa e caracteriza-se sobretudo por um cinema marcadoramente político...
Aliás Goddard é um dos expoentes máximos do cinema de autor, por ele reabilitado, rompendo com o estaticismo e adoptando um estilo próprio e com bastante mobilidade no tratamento das imagens e no uso dos planos e da câmara.
Neste filme Goddard emprega o mesmo estilo que já lhe é caracteristico, onde enche a tela com imagens e ideias contraditórias onde se notam algum péssimismo e cinismo mordaz para com o género humano e atacando os fundamentos da sociedade capitalista comtemporânea e as suas simbologias.
Segundo alguns críticos este filme apresenta algumas semelhanças com a película do Realizador português Manoel de Oliveira Um filme falado pois a acção e o enredo decorrem num barco de cruzeiro que viaja pelo Mediterrâneo.
Sinópse (enredo) de "Socialismo"
"Num cruzeiro pelo mar Mediterrâneo, surgem assuntos sobre história, dinheiro e geometria.
Entre os passageiros, a maioria em férias, um criminoso de guerra acompanhado de sua neta, um filósofo francês, um representante da polícia de Moscou, uma cantora americana, um policial
francês, uma ex-funcionária da ONU, um agente aposentado e um embaixador palestino.
Nessa conversa que mistura diversos idiomas, a discussão principal é a falência das ideologias de esquerda no século 21.
Enquanto isso, longe dali, no posto de gasolina onde mora, a família Martin recebe a visita de
uma jornalista e sua cinegrafista.
Enquanto esperam por uma entrevista com os pais, as duas passam o dia com as crianças, que
querem saber sobre ideais de liberdade, igualdade e fraternidade ..."
Um filme a ser visto, que incita e impulsiona à reflexão do público...
Artigos Relacionados
- baixar o arquivo -"Socialismo"
Sem comentários:
Enviar um comentário