Publica-se este caso ocorrido no Brasil, em Araucária, no Bairro Planalto, Paraná e do qual o blog Desigualdade de Direitos teve conhecimento através da página "Bicho não é lixo " do Facebook e cujo comunicado, em solidariedade para com este caso que não deve de modo algum passar em branco, aquí se publica: "Hoje (08/03/2012) atendemos a um caso de maus tratos, no bairro Planalto em Araucária e resgatamos este amigo.
Ele foi covardemente espancado por um MONTRO, com uma "ripa com pregos"!
Ele era um cão de rua e apanhou dessa forma apenas por ter entrado no quintal da pessoa.
Ele estava com muitas bicheiras,muito machucado!Imaginem o sofrimento que estava passando! Infelizmente, perdeu um olho! Não podemos admitir esse tipo de tratamento com nossos animais, seres que não tem como se defender!
REVIRAVOLTA NO CASO NERO.
Pessoal, não fizemos ainda o Boletim de Ocorrência pois o laudo veterinário não ficou pronto. Estivemos na rua onde foi feito o resgate e conversamos com vários vizinhos, inclusive com a que fez a denúncia.
Nenhum deles afirmou ter visto a agressão, apenas que o suposto agressor tem costume de atirar pedras e espantar de forma agressiva os cães que transitam na rua.
E, infelizmente, são muitos.
Descobrimos que o NERO, como batizamos este querido, chamava-se Robert, tinha casa e tutores. Estamos com todos os dados da tutora que negligenciou tudo ao cão, alimento, abrigo e proteção.
O pobre foi colocado para fora de casa, era alimentado por vizinhos.
Em conversa com o veterinário que fez o atendimento e nos entregará o laudo, foi explicado que haviam várias lesões, além das bicheiras.
Em conversa com a vizinhança soubemos que a responsável, embora tenha alugado sua casa a pouco tempo, continuava frequentando a rua pois seu filho permaneceu morando em outra casa na mesma quadra e que mesmo sabendo que o cão se encontrava naquele estado, não se importava.
Entramos em contato com a "tutora" que abandonou o cão e a mesma de forma alguma mostrou remorso ou tentou saber do estado do cão, tendo se limitado a dizer que alugou a casa e não pode levar o animal.
Nossa investigação foi bem sucedida e assim que tivermos o laudo do veterinário, o que acreditamos que acontecerá amanhã, faremos o BO.
Em resumo, indicaremos o nome de duas pessoas no BO para que a polícia investigue: a tutora por abandono e maus tratos e o suposto agressor por maus tratos.
Ajudem-nos a divulgar. Obrigada a todos"
A publicação deste e de outro caso refira-se não tem por missão denegrir a imagem do Brasil, país em que tal como em Portugal e noutras partes do mundo ocorrem atentados destes aos direitos dos animais.
Importa sim denunciar e sensibilizar para a existência do direito dos animais a serem tratados com respeito e "fazer" compreender que os animais não são coisas, mas são também como nós dotados de sentimentos e merecedores de todo o nosso respeito.
2 comentários:
Estou extremamente comovida com essa situação, por favor façam o que essas pessoas paguem pelo mal que fizeram a esse cãozinho. Eu vejo essa reportagem todos os dias e já até chorei, mas tomara que o cãozinho fique bem, e esses desgraçados responsáveis pelo sofrimento deste cãozinho fiquem muito mal mesmo.
eU QUERO PODER FAZER DUAS, COISAS
1º DESCOBRIR QUEM FOI QUE FEZ ISSO
2º ENCHER DE PORRADA QUEM FEZ ISSO COM ESTE ANIMAL,
Enviar um comentário