Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

Ronnie Lee Gardner foi executado no dia 18 de Junho no Utah

Ronnie Lee Gardner, condenado à morte nos estado norte-americano de Utah foi executado no dia 18 de Junho deste ano por um pelotão de fuzilamento na prisão Estadual do Utah (Utah State Prison ) às 12.15 locais (7 da manhã em Lisboa).
Segundo noticiou o sítio TV.net.sapo.pt :
"Ronnie Lee Gardner, há 25 anos no corredor da morte, foi executado esta sexta-feira por um pelotão de fuzilamento, de acordo com as autoridades locais.
Esta foi a terceira execução feita por um pelotão de fuzilamento em 33 anos nos EUA.
De acordo com as autoridades do estado do Utah, Ronnie Lee Gardner foi executado hoje de madrugada.
Gardner, de 49 anos, passou os últimos 25 no corredor da morte.
Perto da execução fez ainda um último esforço para se salvar, mas acabou por não ser correspondido.
O Supremo Tribunal norte-americano rejeitou na quinta-feira um pedido de suspensão temporária da execução.
Já o Governador do Utah, Gary Herbert, rejeitou dois recursos apresentados pelos advogados de Gardner para impedir a execução e afirmou que ele teve todas as hipóteses para apresentar o caso.
Condenado pelo assassinato do advogado Michael Burdell, em 1985, durante uma tentativa de fuga de um tribunal em Salt Lake City, como forma de não ir parar à prisão.
Entre as reivindicações levantadas, Gardner afirmou que tem sido um prisioneiro condenado à morte por demasiado tempo.
Funcionários anunciaram que Gardner comeu pela última vez na terça-feira, o jantar incluiu um bife, lagosta, um refrigerante, tarte de maçã e gelado de baunilha."



Segundo noticiou também sobre o caso o sítio da Euronews:
"Ronnie Lee Gardner foi executado por fuzilamento no estado norte-americano do Utah.
 É a primeira vez em 14 anos que é praticado este método nos Estados Unidos.
No Utah, a pena de morte por fuzilamento foi abolida há seis anos, mas quem foi condenado antes de 2004 pode escolher entre este método ou a injecção letal.
O familiar de uma das vítimas de Gardner descreve o fuzilamento:
“Colocaram-lhe um capuz na cabeça e esperámos apenas alguns minutos. Depois, ouvimos os tiros e ele parou de respirar.
Foi muito mais humano do que aquilo que ele fez ao meu primo.”
(Ver notícia original)

De acordo com as autoridades locais do departamento de correcções daquele estado, Ronnie Lee foi amarrado a uma cadeira preta metálica e desenhado um alvo branco sobre o peito.
Foi-lhe colocado um capuz sobre a cabeça, tendo sido também colcados sacos de areia à volta dele para evitar ricochetes.
O pelotão de fuzilamento era composto por cinco agentes anónimos da polícia estadual, que dispararam cadencialmente sobre o condenado , as suas espingardas Wincheste de munição de calibre 30, sendo que uma das armas foi carregada com munição de cera não letal, para que nehum dos atiradores soubesse qual deles o atingira mortalmente.
-Os familiares e amigos de Roonie Lee Gardner que não assistiram à sua execução, a pedido do próprio condenado ajuntaram-se fora da prisão, alguns deles envergando camisolas com o número 14873, o número de prisioneiro de Ronnie Gardner.
O corpo de gardner foi cremado logo após a execução e as cinzas entregues á sua irmã Brandie para serem levadas para o estado de Idaho por familiares.
Artigos relacionados:
Vídeo da TV

Sem comentários:

Enviar um comentário