Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

Parlamento da Catalunha põe fim às corridas de touros na Catalunha

Hoje 28 de Julho de 2010 o Parlamento Catalão, votou por 68 votos a favor, 55 contra e 9 abstenções o fim das corridas de touros em território catalão.
Esta foi a primeira vez que se proibiram as corridas de touros no território continental espanhol, tendo a Comunidade Autónoma das Canárias retificado a mesma interdição em 1991.
Já há muito que se falava por terras de Salvador Dali e de Antoni Gaudi...i Cornet (!), da proibição das touradas naquela comunidade autónoma.
Em Dezembro do ano passado o Parlamento Catalão assinou uma petição de um grupo de cidadãos (ILP-Iniciativa Legislativa Popular exigindo o fim das corridas de touros no Principado da Catalunha e proibindo as corridas.
A aceitação daquela petição pelo Parlamento Catalão em Dezembro foi também ela alvo de votação, tendo aquela se pautado por 67 votos a favor e 59 contra a aceitação da petição e subsequente votação.
Segundo noticiou o jornal "Público no seu sítio, sobre o assunto:
Durante o debate, foi referido que este género de espectáculos tem vindo a perder popularidade em todo o território espanhol, com cada vez menos gente a ir às praças de touros.
“Há tradições que não podem permanecer congeladas no tempo, enquanto a sociedade muda.
 As coisas mais degradantes devem ser abolidas”, disse Jose Rull, deputado do partido nacionalista catalão Convergência e União (CIU), que dera liberdade de voto à sua bancada.
Só não participou na sessão de hoje um dos 135 deputados do Parlamento regional e a abolição vai entrar em vigor no mês de Janeiro de 2012.
-Entretanto o Partido do Governo PSOE (Partido Socialista Obrero Español) já fez saber que embora aceite os resultados na Catalunha , não quer ver a proibição das touradas estendida ao resto do país.
Reacção dos grupos de defesa dos animais
A primeira grande reacção veio da organização de protecção dos animais PETA (People for Ethical Treatment of Animals):
Organização Peta elogia proibição de touradas na Catalunha
28 de julho de 2010 • 17h24 • atualizado às 17h41
 A organização americana em defesa dos animais Peta se declarou nesta quarta-feira "eufórica", depois que o Parlamento da Catalunha proibiu as touradas na comunidade autônoma espanhola.
O grupo, que promove "o tratamento ético dos animais", indicou em uma declaração que "estava claro que a maré tinha mudado desde que foram reunidas 180 mil assinaturas em apoio à proibição" da prática.
"O povo falou: a crueldade com os animais - disfarçada de 'tradição' - não é mais tolerada", continuou a declaração do PETA, sigla em inglês para Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais.
"Várias cidades em Espanha, França, Portugal, Colômbia, Venezuela e Equador se declararam recentemente opostas às touradas e agora a Catalunha é a segunda região espanhola que as proíbe, depois que as Ilhas Canárias o fizeram em 1991", segundo a organização.
Segundo o grupo, a tourada "é um ato de covardia".
"Frequentemente o touro é gravemente enfraquecido com laxantes, golpes nos rins e desidratação", assegura o Peta.
Na corrida típica, os picadores, "homens montados em cavalos com os olhos cobertos, cravam lanças no lombo e no pescoço do touro debilitando sua capacidade de levantar a cabeça", afirma o comunicado, que acrescenta que, outros, os "bandarilheiros", cravam no lombo do touro "lanças com pontas".
Segundo a organização, "depois que o touro já está enfraquecido pela perda de sangue aparece o matador, que tenta matar o touro, mas, frequentemente, só consegue depois que fere e mutila ainda mais o animal em desvantagem".
(ver a notícia original clicando neste link)
Touradas em Portugal
Como vimos, grupos de defesa dos direitos animais criticam a prática da tourada, pois consideram-na um acto de crueldade sem justificação que não se insere dentro das tradições humanistas.
Em Portugal as touradas foram proibidas no tempo do Marquês de Pombal, após uma em que faleceu uma grande figura nobiliárquica estimada pelo monarca D. José.
Voltaram a ser permitidas anos mais tarde mas sendo proibidos os chamados touros de morte, onde o touro não pode ser morto em praça pública.
 Em 2002 a lei foi alterada para permitir os touros de morte em locais justificados pela tradição, como na vila de Barrancos.
Em Portugal, quatro autarquias proibiram a realização de touradas nos seus concelhos, Viana do Castelo, Braga e Sintra.

Sem comentários:

Enviar um comentário