Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

Caso Carlos Castro: Advogado de Renato Seabra tenta invalidar confissão policial

Sexta-feira dia 4 de Março, o jovem Renato Seabra que está indiciado pela morte do jornalista e cronista social Carlos Castro foi ouvido mais uma vez no Tribunal de Nova Iorque onde compareceu mais uma vez, algemado dos pés à cabeça e envergando o uniforme prisional da ala psiquiatrica do Hospital de Bellevue, onde permanece ainda, embora esteja  agora confinado a uma cela sob vigilância.
O advogado de defesa de Renato Seabra, que não falou durante a sessão de audiência , Dr. David Touger, pediu  durante aqueles cinco minutos (que durou a sessão) a anulação da confissão de homicídio feita pelo seu causídico, Renato Seabra aos investigadores da Polícia de Nova Iorque.
David Touger deverá receber ainda até ao final da semana que vem um relatório médico que irá apresentar ao juíz na próxima audiência que está marcada para o dia 8 de Abril.
Segundo o jornal Expresso (edição online anterior à audi~encia de 4 de Março:
"Touger pode avançar com o número de requerimentos que entender, uma fase que pode arrastar-se", afirmou ao Expresso uma fonte da procuradoria de Nova Iorque envolvida no processo.
"Já tivemos casos em que o pré-julgamento, em virtude das sucessivas apresentações de requerimentos pela defesa, se arrastou anos a fio.
 No caso Seabra, parece-me que irá prolongar-se, pelo menos, durante um ano."
Lento processo até julgamento

Março de 2011
 A mesma fonte explica o porquê da morosidade: "Após a apresentação do requerimento pela defesa, a procuradora responde um a dois meses depois.
Segue-se o juiz, que analisará as alegações de David Touger (defesa) e da procuradora (acusação), fase que se prolongará por mais um mês.
Mesmo depois de o juiz deliberar se os requerimentos da defesa têm cabimento, a defesa pode sempre interpor mais requerimentos. Os que quiser."
Recorde-se que, no passado dia 2 de fevereiro, Renato Seabra declarou-se inocente da acusação de homicídio em segundo grau, pedido pela procuradora Maxine Rosenthal.
 Na altura, numa curta entrevista ao Expresso, David Touger declarou: "Iremos lutar vigorosamente contra todos os elementos apresentados pela acusação."
Ver a notícia no jornal Expresso
David Touger
 admitiu após a sessão no tribunal que mantém contactos regulares com a procuradora Maxine Rosenthal e admitiu a possibilidade de que possa vir a haver um acordo entre ambos no sentido de obter uma pena mais reduzida para o jovem Renato Seabra, oriúndo de Cantanhede...
"Não tenho ideia, é muito cedo para isso.
Mas se [a procuradora] me oferecer um ano na cadeia, eu aceito", disse Touger.
Mas, adiantou, "nesta altura parece que iremos a julgamento, que não haverá acordo".
O advogado disse ainda que Seabra "está bem, tendo em conta as circunstâncias", e vai manter-se no hospital.
O jovem modelo tinha comparecido pela última vez no Supremo Tribunal de Nova Iorque a 1 de Fevereiro, onde se declarou inocente do crime de homicídio em segundo grau.
A acusação, divulgada pelo gabinete do procurador de Nova Iorque Cyrus Vance Jr., alega que Seabra "matou intencionalmente a sua vítima", facto relatado numa confissão de Seabra à polícia logo após o homicídio, a 7 de Janeiro.
O assassínio em 2.º grau, o mais comum, prevê uma pena que vai de 25 anos a prisão perpétua, permitindo o pedido de liberdade condicional ao fim dos 25 anos.
A acusação irá apresentar resposta aos novos requerimentos na próxima audiência, prevendo ainda a defesa uma terceira data em tribunal para a decisão do juiz.
(in DN.pt - ver a notícia)
David Touger o advogado de defesa de renato seabra quer também além de provar a insanidade temporária e rebater a tese da acusação de que Renato Seabra agiu premeditadamente e com intenção prévia de assassinar Carlos Castro, provar que houve coacção da parte de Carlos Castro.
Ou seja a defesa pretende provar que no relacionamento entre vítima e agressor, se houve relações sexuais estas só aconteceram depois da chegada de ambos a Nova Iorque e que Renato seabra foi aliciado por Carlos Castro a viajar para diversos locais sob falsas promessas de irem a trabalho e de promoção da carreira do jovem aspirante a modelo.
A defesa pretende também provar que Carlos Castro procurou iludir Renato Seabra de forma a manter com ele relações sexuais.
A mãe de Renato Seabra, a senhora Odília Pereirinha , que tem sido uma personagem importante e tido um papel relevantemente interventivo pelo seu apoio como mãe e bastante sensibilizante até, junto da opinião pública portuguesa, esteve presente no tribunal de Nova Iorque.


O vídeo anterior refere-se a uma das visitas que a senhora Odilia Pereirinha fez ao filho no Bellevue Hospital.
PPrevê-se a transferência de Renato Seabra para Rikers Island onde assim que tiver alta aguardará julgamento, caso o haja.
A mãe de Renato Seabra.
Odília Pereirinha a mãe de Renato Seabra, enfermeira de profissão, em funções no Centro de Saúde de Cantanhede tem-se desdobrado e mobilizado esforços gigantescos , estando disposta  a abdicar da carreira e reformar-se, tendo inclusive posto a casa e o carro à venda na luta para ajudar a custear o processo do filho.
É admirável e digna de toda a estimança e apoio toda a abenegação desta senhora no sentido de apoiar o filho e de se possível , que tal ocorra, lutar para que se consiga a extradição do filho para que cumpra a pena em Portugal no limite máximo aceitável de acordo com a nossa Constituição e Código Penal (tarefa que ao bem parecer se afirma quiméricamente hercúlea, roçando a quase impossibilidade).
As petições
Correm presentemente duas petições na internet com origem no Facebook com objectivos opostamente contrários, uma apoiando a extradição de Renato Seabra, alicerçada no sítio web Petição Públca e que já ultrapassou o milhar de subscritores (ver petição em Petição Pública).
A outra com origem no Facebook opõe-se a qualquer extradição de Renato Seabra para Portugal para que cumpra a pena no seu pais de origem perto dos amigos e familiares e sustém que Renato seabra deverá cumprir a pena integralmente nos Estados Unidos, neste caso mesmo que aquela se venha a tratar de uma condenação perpétua.
Carta para a apresentadora de televisão Oprah Winfrey
A família e amigos de Renato Seabra escreveram uma carta á apresentadora de televisão Oprah Winfrey.
tem particular interesse divulgar pese a brutalidade e circuntancias do crime que vitimou Carlos Castro e (envolveu pelo menos ) Renato Seabra e cujas circunstâncias em bom apelo da verdade não podemos por ora apurar a sua ocorrência:
"História de vida,
Quantos de nós sonharam com uma vida melhor?
Querida Oprah,
Para as mães de Portugal, família e uma grande comunidade unida numa causa.
O que podemos fazer para ajudar uma mãe que, por razões ainda por esclarecer, está separada do filho numa altura em que mais precisam um do outro.
Esta é a história de um rapaz que voou atrás de um sonho, depois de lhe terem várias promessas, incluindo um pai que nunca teve.
Promessas vãs, mas que para um rapaz de uma zona rural, calmo, envergonhado e não habituado ao mundo deslumbrante a que foi introduzido, o fizeram acreditar e voar, com o consentimento da mãe também ela envolvida nas expectativas criadas por este empresário da moda, que assumiu a responsabilidade de tomar conta dele.
Tudo parecia correr bem até àquele dia fatídico, em que a mãe recebe um estranho telefonema no qual o jovem pede ajuda.
Aflita, a mãe tenta contactar o empresário.
Talvez nunca saberemos o que se passou naquela sala, mas Portugal sabe quem era Carlos Castro.
Não era uma pessoa confiável, e infelizmente tanto a mãe como o filho não se aperceberam a tempo da personalidade do empresário.
Todos comprovam que este rapaz é um MENINO DE OURO.
Apenas os médicos sabem o tormento por que este jovem está a passar.
A família está completamente devastada, e nós portugueses incrédulos, zangados, devastados pela falta de apoio à MÃE, à FAMÍLIA e ao RENATO SEABRA.

Bellevue Hospital, Nova Iorque
 Onde estão os valores morais? Onde estão os direitos humanos? Onde estão os valores apregoados mas que não chegam até nós?
Quantos de nós cometeram erros? Esta carta é um apelo, um pedido, um por favor.
Apesar do que possa ter acontecido penso, e apenas Deus saberá ao certo, que esta MÂE tem o direito a estar com o seu filho, este jovem tem direito a estar com a sua mãe apesar de estar detido, e tem direito a que a sua mãe o conforte nestes tempos difíceis.
Ele tem 20 anos e não sabe o que o espera, mas provavelmente com a ajuda da família seria muito mais fácil.
O futuro a Deus pertence, mas nós temos a certeza de que o Renato não tem a estrutura necessária para lidar sozinho com esta situação, num país que não é o seu, com uma língua que não fala.
É por isso que estamos a pedir solidariedade para com esta MÂE que quer estar perto do seu filho, que continua a dizer todos os dias:
MÃE, PRECISO TANTO DE TI.
Que mãe, que pai, que ser humano pode ficar indiferente a este caso?
Pelos seu valores e pelos valores que transmite a partir do seu programa, através de documentários, jornais ou revistas, QUERIDA OPRAH, apenas lhe pedimos para reflectir por momentos e que se coloque na posição desta mãe, condenada a uma pena que não merece.
Para o Renato, será uma sentença que provavelmente vai ter de cumprir.
AJUDE POR AMOR DE DEUS
 A família de Carlos Castro espera uma sentença pesada....
Este tratou-se de um crime hediondo, com contornos sádicos e selvagemmente bárbaros.
 Este artigo não pretende fazer a vitimização do presumível e confesso autor do crime nem posicionar-se de algum dos lados ..no entanto dá a conhecer pelo menos a petição que existe no sentido de apelar  sua extradição e tendo em conta pelo menos o facto de poder ser mais humano, ainda que saibamos que o tirar  uma vida humana nada tem de digno.
Sejamos solidários pelo menos com a mãe....(um ponto de vista pessoal)
Estrela D'afecto
Na sequência deste caso foi criada a associação Estrela D'afecto que além de ter por objectivo ajudar a senhora Odília Pereirinha a custear a defesa do seu filho tem por missão em casos posteriores ajudar na defesa de outros cidadãos portugueses que por ventura se venham a encontrar em circunstãncias semelhantes.
Artigos relacionados:
-Renato Seabra de volta ao Tribunal Criminal de Nova Iorque
Links:
Estrela D'afecto
Texto da petição para a extradição de Renato Seabra
Petição para que renato seabra não seja extraditado para Portugal
- Conheça David Touger, o advogado de Renato Seabra- Revista "Nova Gente"

1 comentário:

Anónimo disse...

Apesar de abominar imenso o que este rapaz fez num momento de insanidade temporária,não desculpável fossem quais fossem as circunstãncias, e pouco parece que fossem de legitima defesa, sou solidário com esta mãe e com o seu sofrimento. Que cumpra a pena cá no limite máximo em Portugal,não mais.
Assasinos cá não cumprem,por mais gente que matem.....a nossa justiça é assim....

Enviar um comentário