Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

Doação de medúla òssea

Este Sábado dia 10 de Abril realizar-se-á em Camarate, numa iniciativa inédita, no Bar do Nando, o Café da Colectividade Recreativa e Cultural do Bairro da CAR, uma recolha de Medúla óssea entre as 10 horas da manhã e as 16 horas.
Para que serve?O que é?
Transplante de medula óssea (TMO) ou transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) é um procedimento médico da área da hematologia e oncologia que envolve o transplante de células tronco hematopoiéticas provenientes da medula óssea do doador.
Esse procedimento é indicado principalmente em doenças da medula óssea e certos tipos de câncer hematológicos. O TMO surgiu na década de 70, graças ao pioneirismo de E. Donnall Thomas e colaboradores, reconhecido mais tarde com o Prêmio Nobel em Fisiologia e Medicina.
A principal característica desse procedimento e o que a difere da maioria dos transplantes de órgãos é que no TMO o receptor recebe por via endovenosa um aspirado de células de medula óssea do doador, e essas células migram pelo sangue até se fixarem na medula óssea do receptor e voltarem a se multiplicar e cumprir suas funções fisiológicas no hospedeiro.
Apesar de aparentemente simples, ainda é um procedimento de risco e está indicado apenas em doenças graves.
As principais complicações são infecções, recidivas da doença anterior e a doença do enxerto versus hospedeiro (graft versus host disease - GVHD), aonde as novas células do sistema imunológico, ao não reconhecer as células do hospedeiro, passam a destruí-las como se fossem uma infecção.
Condições tratadas com TMO
Adquiridas
Leucemia linfóide aguda
Leucemia mielóide aguda
Anemia aplástica
Leucemia mieloide crônica - fase acelarada ou crise blástica
Linfoma de Hodgkin
Mieloma múltiplo
Síndrome mielodisplásica
Linfoma não-Hodgkin
Hemoglobinúria paroxística noturna (HPN) - aplasia severa
Congênitas
Adrenoleucodistrofia
Síndrome de Hurler
Doença de Krabbe
Leucodistrofia metacromática
Talassemia
Linfohistiocitose hemofagocítica - (LHH)
Síndrome de Wiskott-Aldrich
Alguns erros inatos do metabolismo

As pessoas que sofrem de qualquer de uma destas patologias precisam urgentemente de um dador de medúla óssea para poderem sobreviver.
Elas não escolheram ficar doentes, mas nós podemos fazer a diferença e escolher salvá-los!!!

1 comentário:

Alexandre (noticiasdecamarate@gmail.com) disse...

Boa tarde Sérgio,
de facto soube desta acção de recolha de medúla no domingo, mas também tinha pouca informação, a sua informação foi bastante útil!
Agradeço desde já a lembrança, já publiquei a informação no blog, sempre que queira sinta-se à vontade para participar com informações e opiniões, as mesmas são sempre importantes.
Com os melhores cumprimentos.
Alexandre

Enviar um comentário