Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

A Visita do Papa Bento XVI a Portugal.....

Este mês de Maio, em que se celebram os 93 anos das aparições da Virgem Maria na Cova da Iria  ficará assinalado também pela visita de "Sua Santidade", o papa Bento XVI, naquela que é também a sua primeira visita a Portugal.
A visita do papa  BentoXVI,cujo papado tem muito recentemente  sido alvo de acesa polémica devido aos casos de pedófilia que têm ocorrido no interior de muitas diocéses e instituições católicas de acolhimento de jovens reveste-se ela própria também de alguma polémica.
Polémica não só pelos escândalos de abuso sexual e agressão de menores ocorridos na própria igreja, que segundo os médias terão tido algum , senão encobrimento directo, pelo menos alguma atitude de tolerância ou de abrandamento, e de menor atitude punitiva pela,  Santa Sé; e polémica também pelo impacto sócio económico que a visita de "Sua Santidade" terá sobre o erário público, numa altura em que o país atravessa um periodo de grave recessão económica, com o aumento substancial e exponencial das taxas de desemprego.
Crê-se que segundo alguns analistas económicos nacionas (portugueses) e estrangeiros haverá, entre pontes e a tolerância de ponto decretada para os dias 11, 12, 13 e 14 de Maio serão millhões de Euro as consequências para Portugal em quebra de produtividade económica.
Segundo a Agência Financeira em artigo públicado no seu site, e que passo a transcrever:
Papa: tolerância de ponto «vai custar milhões».
"Mais um dia sem trabalhar, em plena conjuntura de crise, pode reflectir-se na perda de 1% do Produto Interno Bruto.
Isto numa altura em que o crescimento económico está muito próximo de zero.
Pode ser considerado um acto de diplomacia, mas também uma «espécie de remuneração adicional».
É desta forma que o antigo consultor do Banco Mundial, Luís Bento, caracteriza a tolerância de ponto decretada pelo Governo à Função Pública, a propósito da visita do Papa a Portugal, no próximo mês.
E não tem dúvidas que a medida vai sair cara à economia nacional: são milhões de euros de quebra produtividade que vão ser desperdiçados.
A Associação Empresarial de Portugal (AEP) considera que a decisão é «um sinal contrário ao que o actual momento difícil exige».
«Num momento em que estão a ser pedidos muito sacrifícios, o Governo dá sinal no sentido contrário» ao conceder tolerância de ponto no dia 13 de Maio em todo o país.
«Os feriados e pontes, no conjunto, têm um custo muito perto de 1% do Produto Interno Bruto.
Se o nosso crescimento fosse de 6 ou 7% o impacto não seria tão significativo.
Agora, com um crescimento muito perto do zero, isto é desperdiçar oportunidades para melhorar a produtividade» das empresas e dos trabalhadores, esclareceu o especialista à Agência Financeira.
Governo dá tolerância de ponto a 13 de Maio
Embora Luís Bento reconheça que «haja quem defenda que nesses dias de lazer, as pessoas consomem mais», não recua na tese de que a economia vai sofrer com o descanso, dizendo que «o saldo entre o que se perde em termos de produtividade e o que se ganha em consumo e lazer é negativo».
Se Portugal já é dos países da Europa com mais feriados e tolerâncias de ponto «que não são devidamente planificados no início do ano», acrescentar mais uns dias de descanso, «de forma puramente casuística, traz inúmeras complicações ao funcionamento da Administração Pública: uma pessoa chega à repartição das Finanças, quando era suposto estar aberta, chega lá e está fechada», exemplificou à AF o também professor de Recursos Humanos da Universidade Autónoma de Lisboa.
Tolerância de ponto é «remuneração emocional»
Em plena crise económica, a medida é encarada por Luís Bento como um salário extra, mas de índole emocional, «já que o Governo não pode aumentar salários.
Quer compensar os funcionários de outra forma».
Dar tolerância de ponto aos trabalhadores da Função Pública no dia 13 de Maio, por ocasião da visita do Papa Bento XVI a Portugal, não é, no entanto, uma medida surpreendente.
 O especialista explicou que é habitual que uma visita como esta suscite uma alteração no calendário, «sobretudo em países com uma matriz religiosa como o nosso. O Papa é equiparado a um chefe de Estado.
Daí que dar tolerância de ponto seja também um acto de diplomacia».
Lisboa e Porto vão ser as grandes beneficiárias da medida ontem anunciada.
Os funcionários públicos da capital vão estar livres também na tarde do dia 11 de Maio, dia em que o Papa aterra no Aeroporto de Lisboa.
Mais a norte, os trabalhadores da Administração Pública do Porto não vão trabalhar na manhã do dia 14.
Tudo em nome da fé, mas, segundo Luís Bento, contra Portugal.
Por isso, avisou, «toda a economia vai ser afectada». "
(In Agência Financeira (ver artigo públicado)
Também  segundo uma sondagem da TVI (Televisão Independente ) 55% do portugueses manifestam-se contra a tolerãncia de ponto decretada pelo governo.(ver artigo IOL-TVI).
Mas há ainda outros assuntos, igualmente polémicos que ensombram a visita papal tais como a posição oficial da Igreja Católica em relação à contracepção e às uniões cívís entre pessoas do mesmo sexo, também neste ãmbito a adpção por casais do mesmo sexo, e a ordenação de mulheres.
A igreja católica continua intransigente nestas questões.
Quem é Bento XVI?
De acordo com a Wikipédia , abreviando um pouco a descrição  sobre Bento XVI, o antigo cardeal Ratzinger:
"Papa Bento XVI (em latim Benedictus PP. XVI, em italiano Benedetto XVI), nascido Joseph Alois Ratzinger, (Marktl am Inn, Baviera, 16 de abril de 1927) é o Papa desde o dia 19 de Abril de 2005.
 Foi eleito como o 266º Papa com a idade de 78 anos e três dias, sendo o actual Sumo Pontífice da Igreja Católica.
Foi eleito para suceder ao Papa João Paulo II no conclave de 2005 que terminou no dia 19 de Abril.
Domina pelo menos seis idiomas (alemão, italiano, francês, latim, inglês e castelhano), ademais lê o grego antigo e o hebraico.
 É membro de várias academias científicas da Europa como a francesa Académie des sciences morales et politiques e recebeu oito doutorados honoríficos de diferentes universidades, entre elas da Universidade de Navarra, é também cidadão honorário das comunidades de Pentling (1987), Marktl (1997), Traunstein (2006) e Ratisbona (2006).
É pianista e tem preferências por Mozart e Bach.
 É o sexto e talvez o sétimo (segundo a procedência de Estêvão VIII, de quem não se sabe se nasceu em Roma ou na Alemanha) papa alemão desde Vítor II e, nos seus 80 anos, tem a idade máxima para ser cardeal eleitor.
Em abril de 2005 foi incluído pela revista Time como sendo uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.
O último papa com este nome foi Bento XV, que esteve no cargo de 1914 a 1922, foi o Papa durante a Primeira Guerra Mundial. Ratzinger é o primeiro Decano do Colégio Cardinalício eleito Papa desde Paulo IV em 1555 e o primeiro cardeal-bispo eleito Papa desde Pio VIII em 1829.
(In Wikipedia: Bento XVI)
Itenerário da Visita Papal a Portugal:
Visita de Bento XVI a Portugal

11 a 14 de Maio de 2010
P R O G R A M A
11 de Maio de 2010
Lisboa
11h00 – Chegada ao aeroporto da Portela.
12h45 - Cerimónia de boas vindas, no Mosteiro dos Jerónimos
13h30 - Visita de cortesia ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém
18h15 - Celebração da Missa, Terreiro do Paço
12 de Maio de 2010
Lisboa
10h00 – Encontro com o mundo da cultura, no Centro Cultural de Belém
12h00 - Encontro com o Primeiro-Ministro, na Nunciatura Apostólica.
16h40 – Partida de helicóptero para Fátima
Fátima
17h30 - Chegada à Capelinha das Aparições
18h00 – Vésperas com padres, religiosos, seminaristas e diáconos na igreja da Santíssima Trindade
21h30 - Recitação do Rosário e a Procissão das Velas. Eucaristia presidida pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano
13 de Maio de 2010
Fátima
10h00 – Missa da Peregrinação Internacional Aniversária
13h00 - Almoço com os Bispos de Portugal
17h00 - Encontro com os membros de organizações da Pastoral Social, na igreja da Santíssima Trindade
18h45 – Encontro com os Bispos de Portugal, na Casa de Nossa Senhora do Carmo
14 de Maio de 2010
Fátima
08h00 – Despedida da Casa de Nossa Senhora do Carmo
Porto
09h30 - Chegada ao heliporto da Serra do Pilar, em Gaia
10h15 – Missa na Avenida dos Aliados.
13h30 – Cerimónia de despedida no Aeroporto Internacional do Porto,
14h00 – Partida do avião da TAP
Artigos relacionados:
Vídeo sobre pedófilia numa diocése no Brasil:
(vídeo padre de santa catarina)
Irmão do Papa pronto a testemunhar (IOL.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário