Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

Escândalo dos animais maltratados nas traseiras do Santuário de Fátima

Têm circulado há já algum tempo, circulado na Internet, mais concretamente na rede social Facebook, rumores e notícia de que tem havido práctica de maus-tratos contra animais no Santuario de Fátima ou mais exactamente nas imediações do referido Santuário por parte de funcionários afectos áqueles serviços.
Em consequência da grande onda de indignação que se tem gerado foi  criado um grupo no Facebook denominado :
Na Descrição daquele grupo pode ler-se a este respeito:
"As ordens partem da Reitoria do Santuário, para que todos os cães que aparecem por Fátima, quer sejam adultos ou cachorros, quer tenham donos ou não, são capturados pelos seguranças e colocados na caixa que apresentamos em foto.
Esta caixa está mesmo nas traseiras do santuário, no local das oficinas.
 Ali ficam os cães durante algumas semanas, ao frio e à chuva de Inverno, à chapa do sol, no Verão.
 Sem direito a comida ou água, num espaço mínimo onde a maioria nem se consegue colocar de pé…
Existem alguns seguranças que não levam os cães capturados para este local, conseguem levar alguns para casa e adoptam-nos ou arranjam donos entre os seus vizinhos ou colegas de trabalho.
Boa gente esta que sofre em ver os animais assim tratados, mas que se sente impotente com a ameaça de perderem os seus empregos.
Mas existem também dois seguranças, que violentam cruelmente os cães, com foices de podar oliveiras, dando com elas nas pernas dos cães que ficam em carne viva, a sangrar e com grandes cortes extremamente dolorosos e muitas vezes as pernas partidas.
Esses cães são posteriormente levados, para esta caixa, permanecendo até que a carrinha da Câmara de Ourem tenha tempo para os vir buscar.
Lá, são colocados, já muito debilitados, para abate, e são-no todos num prazo de poucos dias.
Quem nos informou, disse-nos também, que os cães que lá estão, vivem os poucos dias que lhes resta em condições extremamente miseráveis.
A Câmara Municipal de Ourém tem prometida (há demasiado tempo) a construção de um canil para recolher animais abandonados e o não abate de animais, mas como não existe interesse da Câmara nem pressão suficiente pela parte de quem abomina esta situação, para a construção do dito canil de protecção de animais perto de Fátima, vai adiando e esquecendo esta promessa e vai gastando a verba que já tinha disponível para esta construção em outras obras que lhes dão mais votos aquando das autárquicas.
A FAA soube também que existe um engenheiro que reporta directamente à reitoria do santuário, que deixa veneno (de acção ultra rápida) para matar alguns cães mais difíceis de apanhar… Não conseguimos ter acesso ao seu nome, mas sabemos que existe apenas um engenheiro com funções ligadas à área verde que circunda o santuário.
Mais grave a situação se torna de algum tempo para cá, que os cães depois de serem colocados na caixa, desaparecem antes que a carrinha da Câmara os venha buscar, ou tenha conhecimento que eles lá estão.
Pensamos que são abatidos por alguns trabalhadores do santuário, porque os cães ladram á noite e podem incomodar os turistas, ou podem levantar suspeitas de maus tratos contra os animais perpetados num local “sagrado”.
Não sabemos quantos animais foram mortos com a chegada do 13 de Maio e com a vinda do actual representante da Igreja Católica a Fátima, mas acreditamos que quem lá for, não vê nenhum cão, porque as ruas foram limpas, tal como é sempre feito com uma regularidade impressionante.
Esta é uma situação abominável, pela parte de quem se diz representante de Deus, não é compreensível tamanha crueldade num espaço que querem fazer sagrado e que eles próprios profanam e o sujam de morte e sangue.
Deixamos aqui o contacto do Santuário, para quem quiser mostrar a sua indignação perante esta monstruosa atitude.
Peçam para encaminhar a vossa chamada para a reitoria:
249 539 600
As ordens partem da Reitoria do Santuário, para que todos os cães que aparecem por Fátima, quer sejam adultos ou cachorros, quer tenham donos ou não, são capturados pelos seguranças e colocados na caixa que apresentamos em foto.
Esta caixa está mesmo nas traseiras do santuário, no local das oficinas.
Ali ficam os cães durante algumas semanas, ao frio e à chuva de Inverno, à chapa do sol, no Verão.
Sem direito a comida ou água, num espaço mínimo onde a maioria nem se consegue colocar de pé..."
A respeito deste rumor o jornal DN-Diário de Notícia publicou a seguinte notícia :
por PAULA CARMO 28 Maio 2010
Há várias denúncias de maus tratos a cães, animais abandonados que são capturados no Santuário de Fátima:
"Muitos animais são mortos, alguns por envenenamento, mas as pessoas que trabalham no santuário têm medo de falar disto."
 Quem dá a cara nesta acusação é Maria do Céu Alves Romeiro, presidente da Associação dos Animais Abandonados de Fátima (APAAF).
 "Tenho provas concretas, isto é uma barbaridade no 'altar do mundo' as pessoas não estão a respeitar os animais", assume, indignada, Maria do Céu Romeiro.
Para já, as autoridades que gerem aquele espaço de culto remetem-se ao silêncio. "Só nos pronunciaremos no momento que consideramos oportuno", disse, ao DN, Leopoldina Simões, responsável pela sala de imprensa do santuário da Cova da Iria.
Na Internet, circulam um punhado de fotos que atestam as alegadas atrocidades.
Foi mesmo criado um grupo numa rede social (designado por 'Escândalo no Santuário de Fátima/matança de inocentes') que , de anteontem para ontem, aumentou mais de 1500 membros.
Neste , onde se faz eco destas denúncias da APAAF.
A criadora deste grupo no Facebook, Joana Teixeira Dumas, explicou ao DN que antes desta iniciativa enviou várias mensagens de correio electrónico para a Reitoria do Santuário de Fátima. "
Até agora, ninguém respondeu.
Não tenho antipatia nem simpatia pela Igreja, aquilo que me move é a defesa dos animais.
Mas não deixa de ser irónico isto estar a acontecer em Fátima".
O dedo acusador da APAAF (criada em Setembro de 2009 e que já tem 43 membros) também contempla os serviços da Câmara Municipal de Ourém "por inexistência de um canil/gatil condigno", refere Céu Romeiro.
A presidente desta associação, funcionária da biblioteca José Saramago no Instituto Polítécnico de Leiria, assegura ao DN que as fotografias que demontram os maus tratos "são verdadeiras e são a prova concreta do que se está a passar em Fátima".
Sem querer, para já, desmentir estas acusações, fonte da autarquia disse ontem ao DN que "o serviço municipal de veterinária está a tentar apurar a credibilidade da denúncia, uma vez que, há factos que não são novos e, de tempos a tempos, surgem estas recorrentes denúncias" na praça pública.
Ainda assim, a mesma fonte da Câmara Municipal de Ourém confirma que "o actual canil municipal não tem as melhores condições, estando já em fase de projecto a nova infra-estrutura, que ficará situada no estaleiro municipal".
 A polémica na Net, essa, cresce de hora a hora.
Existe inclusive uma petição na Internet dirigida à Reitoría do santuário em :
-Entretanto a estação de televisão SIC transmitiu uma reportagem dando rumores sobre esta situação e uma outra na qual entrevistou a sra Céu Romeiro:
A entrevista com Céu Romeiro pode ser vista em no facebook.
 Nas duas hiperligações que se seguem poder-se-ão visualizar mais dois vídeos sobre este caso:
http://www.facebook.com/video/video.php?v=102749896439863#!/video/video.php?v=103033229744863
http://www.facebook.com/group.php?gid=130158196996988&ref=ts#!/group.php?gid=130158196996988
Foi criada também uma nova página no facebook que se chama "Escândalo no Santuário de Fátima (Matança de Inocentes!)" nesta página podem ser vistas mais fotos sobre  este caso.
Adiante-se que este caso já começa a ser conhecido também além fronteiras sendo de estranhar a pouca atitúde daquelas autoridades com competência para ter alguma acção interventiva para pôr cobro a esta situação vergonhosa.
-14 de Julho de 2010-Resposta da Reitoria do Sanctuário de Fátima às acusações de maus-tratos aos canídeos recolhidos na área do Santctuário
Entretanto veio hoje dia 14 de de Julho um comunicado (até que enfim se manifestam!):
From: reitoria@santuario-fatima.pt
 Date: Wed, 14 Jul 2010 11:26:06 +0100
COMUNICADO DA REITORIA DO SANTUÁRIO DE FÁTIMA SOBRE ACUSAÇÕES DE MAUS TRATOS E ABATE ILEGAL DE CÃES.
Desde o dia 11 de Maio deste ano, a Reitoria do Santuário de Fátima tem vindo a receber muitas mensagens por correio electrónico, e muitos telefonemas, com acusações de prática de maus tratos e abate ilegal de cães, praticados por funcionários do mesmo Santuário de Fátima e em obediência a ordens dadas por aquela Reitoria.
Pela leitura das mensagens e pelo teor dos telefonemas recebidos, depreende-se que as acusações têm origem em textos e fotografias profusamente divulgados na Internet.
A Reitoria do Santuário de Fátima teve também conhecimento de que o Núcleo
de Protecção Ambiental do Destacamento da GNR de Tomar recebeu uma “Denúncia SOS Ambiente nº 1505/10, em 12 de Maio de 2010, a informar que os cães recolhidos no Santuário de Fátima eram abatidos ilegalmente e maltratados”, em sequência da qual foi desenvolvido um processo de investigação.
Desde os primeiros instantes em que aquelas acusações foram conhecidas, os responsáveis da Reitoria do Santuário têm-se interrogado sobre a conveniência de se fazer um comunicado de esclarecimento, tendo decidido  aguardar pelo resultado daquele processo de investigação.
Com data de 7 de Julho de 2010, a Reitoria do Santuário de Fátima recebeu um documento da Guarda Nacional Republicana – Comando Territorial de Santarém –Destacamento Territorial de Tomar, com o relatório relativo a “Queixas sobre maus tratos e abate ilegal de cães, na Freguesia de Fátima, Concelho de Ourém”, o qual, “em conclusão”, refere que “não foram descobertos nenhuns animais mortos, indícios de maus tratos ou actos que tipifiquem infracção”.
 Perante isto, a Reitoria do Santuário de Fátima comunica agora o seguinte:
1 – Devido a frequentes queixas sobre a presença de cães abandonados dentro da sua área, o Santuário de Fátima tem procedido à sua recolha, sendo eles  posteriormente entregues no canil municipal de Ourém.
2 – Porém, não dá ordens que contemplem maus tratos ou abate dos animais, nem tem conhecimento de que haja ocorrências dessa natureza.
3 – As orientações dadas são no sentido de que tudo se faça em total sintonia com a legalidade e as instituições competentes nesta matéria.
4 – Por isso, a Reitoria do Santuário de Fátima rejeita aquelas acusações e  esclarece que as imagens publicadas que possam indiciar maus tratos ou abate  de cães não são reconhecidas como tendo sido fotografadas no Santuário de  Fátima.
Reitoria do Santuário de Fátima, 13 de Julho de 2010
Espero que perante este comunicado e o relatório da GNR, parem com a mentira de que o Santuário de Fátima dá ordens para que se matem animais à pancada.
É triste que para algumas pessoas seja legítimo recorrer à mentira e à difamação, incluindo o Santuário de Fátima nesta polémica, apenas para tirar partido da projecção que o Santuário tem.
Espero também que estejam contentes com o ódio propagado nos comentários dos utilizadores em relação aos peregrinos, à Igreja, ao Santuário, etc. devido a este tipo de acusações falsas.
Culpem os verdadeiros culpados, a CM Ourém e deixem o Santuário em paz."
-As autoridades do santuário apontam o dedo acusador à Câmara de Ourém.
A quem apontará por seu lado as reponsabilidades a Câmare de Ourém?
Artigos relacionados
Um caso vindo de fora do país mas que se relaciona com os direitos dos animais é aquele que vem das Ilhas do arquipélago de Reunião onde correm rumores, havendo provas factuais de que cães têm sido usados como isco na pesca ao tubarão:
(Ver artigo- Cães usados como isco na pesca ao tubarão no arquipélago de Reunião)

31 comentários:

CECILUCKY disse...

Que horror!!
que falta de respeito com a vida - criada por Deus.
De que serve orar para à Fátima e maltratar os animais!

Pedro Cardoso disse...

Como eu já tinha dito, vindo de uma organização que queimava pessoas vivas, não é de estranhar que agora se torture animais nos seus santuários...
A igreja católica continua vergonhosa como sempre...

carla santos disse...

que respeito dao aos animais que nao sabem falar , ainda dizem que estao no santuario de fatima , qual fatima??? qual carapuça é so treta a igreja catolica é da pior podricao que possa existir que nem aos animais sabem dar dignidade o que eles querem lá é muito dinheiro. o tal Papa veio cá pois gastaram muito dinheiro para ele que dizem que é um santo. Meu DEUs onde estás que estas pessoas andam cegas e pobres de espirito nao têm escrupulos nenhuns . antes de fazer mal aos animais experimentem primeiro em vocês e depois digam algum coisa

Anónimo disse...

Deviam fazer a esses senhores o que eles permitem e fazem com os animais, dizem - se bons pois sao mas é uma boa merda

Anónimo disse...

era capaz de matar estes bandidos e até tenho repulsa em matar uma mosca...

Anónimo disse...

nunca senti tanta raiva como a que sinto agora por estes bandidos.....

que podemos fazer para ajudar estes inocentes?

P.A. disse...

É incrível os níveis de ignorância das pessoas que acreditam em tudo o que vêem escrito! www.pauloadriano.com

Orky disse...

O nível da ignorância das pessoas.......? Oh grande cromo, só se for a ignorância das pessoas que acreditam emtudo que a igreja diz! Eles sao uns santos são.....
Até matariam Cristo de novo se ele voltasse à terra e lhes tirasse os previlégios, ou até os desmascarasse.
São uns santos são. Se querem ser santos, vão é trabalhar, para saberem o que é a vida!

carla santos disse...

quem é esse P.A. é burro só pode ainda deve acreditar no Pai Natal. Achas mesmo que conseguiam inventar e programar uma historia destas a igreja catolica e as pessoas que trabalham la sao do pior.
porque se tivessem dignidade nao fariam aquilo que fizeram . acorda burro

SERGIODAUDE disse...

Costuma-se dizer que onde há fumo há fogo, e este parece-me todavia um fumo que já fumeja há muitos meses...

flor disse...

isto e uma vergonha .sera que esses seguranças e esse tal de engenheiro juntamente com funçionarios que maltratam os animais sera que tb eles gostariam que alguem xegasse ao pe deles ou de familiares e hles colocassem fogo e os maltratassem ,ides todos pro caralho,gentalha de merda

admin disse...

Já coloquei no boostyourlife . net para divulgar

Maria Soledade disse...

De retorno à santa inquisição...com letra minúscula sim...Rasparta a merda da igreja e todos os que se lambuzam na gamela da mesma...

Se esses animais falassem muito teriam para contar...Infelizmente já nem ladrar conseguem...

MAL-DI-TOOOOOOOOOOOOSSSSSSSSSSSSS

Anónimo disse...

Falam assim porque também são daqueles que abandonam animais

Anónimo disse...

A igreja católica e todos os seus membros e fiéis seguidores são uma grande merda que contamina o mundo.

Anónimo disse...

por favor mais respeito pelos animais e uma vergunha esta merda

Anónimo disse...

Igreja de merda que diz que os animais não têm alma... na verdade são eles os desalmados!

Anónimo disse...

Bando de filhas da puta,pregam uma coisa e fazem outras,autoridades,cade vocês????

Anónimo disse...

A Igreja Católica deveria dar um exemplo de amor como Jesus deu a todos nós!!!È muito triste a gente conviver com tudo isto!Isto só nos afasta da nossa Religião!

sensa disse...

Estao admirados de que ? estes tipos ( igreja ) dantes queimava pessoas nas fogueiras, perseguia , torturava e matava quem era contra as suas crenças, para nao falar das guerras que travou "em nome de Deus".....pobres bichinhos que sao do mais puro e inocente que ainda existe no planeta...era enfiar na mesma jaula durante semanas os autores e mentores desta barbaridade

lais sagasalves disse...

POR QUE MAUTRATAR UM ANIMAL SE ELE É INOCENTE?
O QUE ELE TE FEZ,PRA MERECER TANTO MAUTRATOS ASSIM?

AGORA PENSE E ME RESPONDA!!!

Anónimo disse...

Estes senhores os "Servos de Deus" é só escândalos de pedófilia, maus tratos a animais, afinal que tipo de gente é esta? falam do povo para o povo, mas quem lhe concede estes poderes!? eles é que deviam ser enjaulados para sentirem o sofrimento dos animais.

Anónimo disse...

I lοve іt when inԁividuаls get together and
share views. Great site, kеep іt up!


my blog: payday loans

Anónimo disse...

ODEIO QUEM MAUTRATA ANIMAIS

josé lacerda disse...

Só burrinhos aqui. E boateiros.

myownwords disse...

Boateiros???? José Lacerda não me digas que as fotos são montagem!!!! Para pessoas que vivem no seio da pedófilia, deve ser mais facil esses anti-cristos frazerem mal aos animais, queimem-nos vivos!!!! Cambada de merdas!!!!!!

Anónimo disse...

essas pessoas tem de pagar , deviam pagar mil anos de prisao . sera q nao acontece nada com essas coisas ; porque devem ser chamadas de ´ coisa ´ nao e verdade

Anónimo disse...

esses diabos vao pro inferno.se deus quiser, como permitem q façam uma troçidade dessas com nossos amigos peludos

Anónimo disse...

ta gente vou comentar de novo , essa gente nao tem o q fazer ,e fica maltratando os animais , q sao indefesos ,se aproveitam e isso q eu digo de novo ...[maria eduarda ] tchau.

Anónimo disse...

se eu fosse deus tiraria eles do mundo num piscar de olhos ... [ maria vitoria de castro pr bjos ]

Anónimo disse...

deviam ter os mesmos tratos deviam ser punidos nao sei o k é mais importante a historinha dos pastorinhos ou a real historia dos caes mal tratados seres vivos como nos.....

Enviar um comentário