|
O Pastor Terry Jones |
O Pastor Terry Jones da Dove World Outreach Center que em Setembro de 2010 prometeu "fazer uma queima de exemplares do Alcorão em Nova Iorque, no dia 11 de Setembro, no chamado "Ground Zero", onde se situavam as duas torres gémeas do World Trade Center decidiu seguir avante com o seu projecto mediático e sem qualquer aviso queimou uma cópia do Alcorão não em Nova-Iorque mas em Gannesville onde vive e onde a igreja com cerca de 39 fieis a que preside tem domícilio.
A queima do Alcorão e a notícia da queima do Alcorão tornadas públicas esteve na origem de manifestações um pouco por todo o mundo muçulmano e árabe e no Afeganistão a braços com uma guerra cívil esteve na origem da morte de alguns polícias e funcionários da ONU no decorrer de uma manifestação.
A queima do Alcorão foi censurada por Barrack Obama e por outras fifuras de proa do panorama mundial.
Na altura (11 de Setembro de 2010) a tão polémica "queima do Alcorão" acabou por não ocorrer , com o Reverendo Terry Jones concordando em não dar seguimento ao evento de 11 de Setembro, que pretendia protestar contra a construção de um centro cultural islâmico ali nas imediações.
Entretanto em Março deste ano, mais precisamente no dia 20 de Março em Gannesville, Florida a Dove World Outrech Center organizou "uma espécie de julgamento" no qual o Alcorão foi julgado e condenado sob a acusação de ser um livro que está na origem do terrorismo, do anti-americanismo e dos sentimentos antí-ocidentais no mundo islâmico, o Alcorão foi acusado dos crimes de violação e de tortura contra os não muçulmanos e de racismo contra as minorias e todos aqueles que não são muçulmanos.
Adianta informar que àquele "julgamento" que teve lugar em Gainesville, Florida, presidiu como juíz e moderador o próprio Terry Jones.
Nesse julgamento ( a toda aquela palhaçada e encenação que ridiculariza antes de mais os valores cristãos pacifismo e exalta a tolerância religiosa) foram chamados a depor ex-muçulmanos e membros daquela igreja.
No final daquele Juízo "sem-juízo" foi queimado um exemplar do Alcorão....
Importa realçar que ao visitarmos a página da Dove World Outreach Center poderemos para além das páginas dedicadas à própria igreja e aos temas religiosos, no terceiro separador (terceiro botão de navegação daquela página) encontramos um link que nos leva imediatamente á "Store" page.
A "Store" page é a loja virtual daquela igreja onde se podem encontrar bonés da igreja com as palavras de ordem "islam is of the Devil" (há bonés à escolha em apenas dois tons-branco e khakhi) por apenas "12 dolares; T-Shirts (há-as apenas em branco mas comtemplando todos os tamanhos incluindo o Large, o xlarge e o XX Large (16 dolares a unidade); há chavenas de café cada uma a 16 dolares e como não poderia deixar de ser há à venda muitos exemplares do livro de Terry Jones por apenas 12 dólares.
È possível por tanto encontrar alí algum merchandising generoso...não se sabe para quando a chegada de relógios de pulso da marca swatch que geralmente se associa a este tipo de eventos ou se em alternativa a igreja adquirirá outros, de marca branca fabricados na China que não sendo "of the devil" tem um invejoso palmarés no campo dos direitos humanos".
Não tem as mãos limpas
segundo notícia públicada o ano passado aquando da intenção do Pastor Jones de levar a cabo o "auto-de-fé" no Ground zero:
"O pastor americano Terry Jones, que planejava queimar exemplares do Alcorão no aniversário dos atentados de 11 de Setembro, sábado, tem antecedentes polêmicos na Alemanha, país que abandonou em 2008 expulso pelos próprios seguidores de sua seita.
A história foi foi revelada pelo antigo responsável pelo acompanhamento de seitas da Igreja Evangélica Alemã na Renânia, Joachim Keden.
"Jones é o clássico dirigente sectário com visão fundamentalista extrema", disse em entrevista ao jornal Berliner Zeitung.
O Pastor Jones em Ganesville, Florida
|
Um exemplar queimado do Alcorão |
Sucessor no cargo e também especialista em seitas, Andrew Schäfer destaca que Jones foi condenado em 2002 por um tribunal da cidade alemã de Colônia a uma pena de 3.000 euros por falsificação de documentos, ao afirmar que tinha um título de doutor que não possuía.
Além disso, foi acusado, mas não chegou a ser processado, de exploração laboral dos membros mais jovens de sua seita e de se apropriar indevidamente de fundos de seu grupo religioso, o que conduziu a sua primeira expulsão da comunidade religiosa que tinha fundado.
"Terry Jones?"
Sua readmissão só aconteceu "após o pagamento de uma reparação econômica de quatro a cinco dígitos", segundo revela ao mesmo jornal Stephan Baar, um dos atuais representantes da Comunidade Cristã de Colônia, fundada por Jones e que, segundo suas palavras, tem agora cerca de 80 membros ativos.
A Dove World Outreach Center (Centro da Pomba de Ajuda ao Mundo, em tradução livre), igreja liderarada por Jones na Flórida é composta por um pequeno grupo integrista cristão de 50 membros.
|
Cada chávena custa 16 dollars |
A organização se apresenta em seu site (http://www.doveworld.org/) "como uma Igreja do Novo Testamento, baseada na Bíblia, a Palavra de Deus.
Segundo explica o site, a comunidade foi fundada em 1986 por um pastor na sala de sua casa em Gainesville, norte da Flórida com aproximadamente 115 mil habitantes.
As primeiras reuniões dos membros da comunidade foram realizadas na casa do pastor, e mais tarde em no hotel Holiday Inn e em um teatro dos arredores, segundo o site.
Os membros fundadores reuniram em seguida a soma de US$ 150 mil para comprar o terreno no qual foi edificado o templo no final dos anos 1980."
Existem também alegações que o ligam à posse de pornografia infantil."
-Aquí o que cabe realçar nesta história toda é a atitude de intolerância religiosa por parte do Pastor Jones e da sua comunidade de acólitos.
|
16 doláres a unidade e em
todos tamanhos |
O Islão como religião já existe há muitos séculos...
A título de exemplo refira-se que o islão foi de alguma forma quem permitiu que o cristianismo sobrevive-se aquí na Peninsula Ibérica que foi durante muitos séculos um bastião do cristianismo fundamentalista (refira-se que as duas inquisições a espanhola e a portuguesa ainda mais ferrenha mataram e torturaram em nome do catolicismo, que não está em causa neste artigo).
Foi devido à tolerância religiosa existente no Reino de El-Andalus que o cristianismo sobreviveu a 700 anos de domínio Islâmico.
As atitudes do pastor Terry Jones apenas agudizaram os conflitos latentes entre o Ocidente e o mundo árabe e islâmico cada vez mais difíceis.
Tem-se tornado voz corrente no mundo muçulmano e sobretudo no mundo muçulmano que o mundo ocidental e cristão vive embuído num espírito de cruzada e de ódio e de intolerãncia para com os muçulmanos, o que é claro serve tal como aquí no ocidente de placebo para a desseminação de ideias de politicos extremistas que estão obviamente sequiosos em aproveitar-se das divisões religiosas para levarem a cabo as suas ambiições políticas e egoístas.
É tempo de abrir a pestana....
Artigos relacionados:
- Sítio Web da Dove World Outreach Center
-Terry Jones e a queima do Corão- (Neste blog)
Sem comentários:
Enviar um comentário