Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

Pedalando nú- A World Naked Bike Riding de 2010

No dia 12 de junho de 2010 realizou-se mais uma vez, em várias cidades ao redor do mundo, a World Naked Bike Riding,o passeio cilista desnudado.
O cartaz de Saragoça,  Espanha
A World Naked Bike Riding, cuja primeira edição teve lugar pela primeira vez em 2003 originado-se a partir do primeiro passeio ciclista desnudo que teve lugar em Saragoça na Espanha em 2001, é uma campanha global que tem como objectivo sensibilizar e alertar contra os efeitos negativos do petróleo, da poluição e da dependência das energias não renováveis.
 Ao mesmo tempo procura defender os direitos dos ciclistas e promover o uso de transportes alternativos como a bicicleta como meio de combate á poluição ambiental decorrentes do excessivo tráfego automóvel nas zonas urbanas e nas grandes cidades.
Este evento é também um evento onde os ciclistas se encontram, juntam e pedalam juntos, sem roupas.
Na realidade este evento agrupa além de ciclistas também pessoas que utilizam outras formas de "transporte locomovido por meios humanos", tais como skatistas, patinadores, que procuram também, de igual modo, protestar contra a depenência do petróleo e "celebrar" a independência e individualidade dos "nossos corpos"....
O código de vestiments é "As bare as you dare" (tão despido quanto te atratrevas"....
Este evento é também palco de diversas manifestações artistico-culturais tais como a arte de pintura corporal....que é a par de outros actos de criatividade altamente encorajada...
Durante este evento procura-se criar um ambiente de diversão e de imersão e companheirismo, de modo a cativar os média,os  transeuntes, e os númerosos curiosos que por alí passam.
A nudez integral, altamente encorajada durante o evento, não é contudo uma exigência obrigatória, pedindo-se que os participantes tomem parte no evento pelo menos o menos vestidos possível.....
A WNBR é um evento que ocorre várias vezes (2 pelo menos) por ano, e que tem decorrido de forma pacífica, tendo havido até ao momento muito poucas detenções.
As únicas ocorridas até ao momento tiveram lugar em Chicago em 2005, Auckland, North Conway e New Hampshire....
Manifestantes empunham um cartaz
Não existem a nível dos diversos estados leis contra a exposição corporal o que ajuda a explicar o pequeno número de dtenções...As leis quanto à legalidade dos protestos desnudados variam de local para local, mas geralmente não tem havido confrontos e tudo acaba por funcionar de forma ordeira, com as polícias dos locais onde se realizam as "pedaladas desnudas" a apoiar ou a facilitar os eventos.
Há muitas vozes que criticam estes eventos não só pela exposição de corpos nús, mas porque consideram que estas concentrações e desfiles são um obstáculo ao tráfego regular de veículos automóveis, ao que os ciclistas respondem "Nós também somos tráfego"....
O vídeo que se segue dá conta do evento realizado em São Paulo onde dois anos antes houve detenções na sequência do mesmo por atentado ao pudor.
Os vídeos que se seguem mostram alguns dos diversos aspectos dos vários eventos da WNBR que tiveram lugar em várias cidades do mundo:


















Artigos relacionados:
World Naked Bike Ride (site oficial)
World Naked Bike Ride-Wikipedia (english)



1 comentário:

Anónimo disse...

((l.o.l.))

Enviar um comentário