Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

In memorium: Os ataques de 11 de Março em Madrid-6 anos depois..

Quinta-feira dia 11 de Março de 2010.
Neste dia  assinalam-se seis anos sobre aquele que foi o maior ataque bombista alguma vez ocorrido em Espanha. Os ataques bombistas perpretrados por uma célula local da Al-Qaeda (organização terrorista) que ficaram também conhecidos como o 11-éme foram uma série de ataques terroristas ocorridos numa hora de ponta (8 da manhã), em quatro comboios, com 10 explosões quase simultâneas na rede ferroviária de Madrid.
-Na foto ao lado o monumento ás vítimas do 11 de Março na estação de Atocha, inaugurado em 11-03-2007
As explosões ocorreram entre as 7:39 e as 7:42 da manhã nas estações madrilenhas de Atocha (3 bombas), El Pozo de Tío Raimundo (2 bombas), Santa Eugenia (1 bomba) e num comboio a caminho de Atocha (4 bombas). As forças de segurança encontraram mais 3 bombas, que segundo o ministro do Interior Ángel Acebes, estariam preparadas para explodir quando chegassem os primeiros socorros às vítimas.(Wikipédia)
Neste atentado morreram 191 pessoas e cerca de 1700 pessoas ficaram feridas.

O comando terrorista responsável pelos ataques foi identificado e cercado pela polícia espanhola algumas semanas depois em Leganés , tendo os seus elementos se suicidado , fazendo explodir o apartamento onde se acoitavam aquando da tomada de assalto do mesmo por parte das equipas de operações especiais.
Uma dificuldade inicial em atribuir a autoria dos ataques provocou um aceso debate que de alguma forma contribuiu para a queda do governo do Partido Popular.
Primáriamente o Governo Espanhol de José Maria Aznar atribuíu o atentado à ETA (organização terrorista independentista basca) muito embora os atentados tivessem muitos aspectos em comum com outros ataques da Al-Qaeda, facto que se veio a confirmar posteriormente em função das provas encontradas.
O atentado foi reinvidicado pelas brigadas Abu Hafs Al Masri em nome da Al-Qaeda.
Os ataques foram censurados pela União Europeia que decretou o dia 11 de Março como o dia Europeu das Vítimas do Terrorismo, pelo rei Dom Carlos e pela comunidade internacional. O Governo Português solidariezou-se e decretou um dia de luto nacional em memória das vítimas do 11 de Março.


Sem comentários:

Enviar um comentário