Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

Um breve olhar sobre o Irão

Para nos apercebermos da importância estratégica deste país e conhecermos a sua localização geográfica podemos de uma forma breve, socorrermo-nos do artigo da wikipedia:
"O Irão (português europeu) ou Irã (português brasileiro) (em persa: ايران), oficialmente República Islâmica do Irão (Irã), é um país asiático do Médio Oriente que limita a norte com a Arménia, o Azerbaijão, o Turquemenistão e o Mar Cáspio, a leste com o Afeganistão e o Paquistão, a oeste com o Iraque e a Turquia, a sul com o Golfo de Omã e com o Golfo Pérsico.
 A sua capital é Teerão, a sua língua oficial, o persa e a sua moeda é o rial.
Conhecido no Ocidente até 1935 como Pérsia, passou desde então a ser conhecido como Iran (transliterado em Portugal como Irão e no Brasil como Irã), palavra que significa literalmente "terra dos arianos" (no sentido étnico do termo e não no seu sentido religioso, ligado ao arianismo).
Em 1979, com a Revolução Islâmica promovida pelo aiatolá Khomeini, o país adoptou a sua actual designação oficial de República Islâmica do Irão.
 Os seus nacionais se chamam iranianos, embora o termo persas seja ainda utilizado.
Durante a história, o território do país tem tido grande importância geográfica, visto a sua posição entre o Oriente Médio, Cáucaso, Ásia Central e o Golfo Pérsico, além da proximidade entre o Leste Europeu e o subcontinente Indiano."
O Irão contemporâneo
O mesmo artigo dá também uma descrição da história recente do Irão:
"A aspiração por modernizar o país levou à revolução constitucional persa de 1905-1921 e à derrubada da dinastia Qadjar, subindo ao poder Reza Pahlavi. Este pediu formalmente à comunidade internacional que passasse a referir-se ao país como Iran (Irã ou Irão, em português).
Em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, o Reino Unido e a União Soviética invadiram o Irã, de modo a assegurar para si próprios os recursos petrolíferos iranianos.
Os Aliados forçaram o xá a abdicar em favor de seu filho, Mohammad Reza Pahlavi, em quem enxergavam um governante que lhes seria mais favorável.
 Em 1953, após a nacionalização da Anglo-American Oil Company, um conflito entre o xá e o primeiro-ministro Mohammed Mossadegh levou à deposição e prisão deste último.
O reinado do xá tornou-se progressivamente ditatorial, especialmente no final dos anos 1970.
 Com apoio americano e britânico, Reza Pahlavi continuou a modernizar o país, mas insistia em esmagar a oposição do clero xiita e dos defensores da democracia.
Em 1979, a chegada do Aiatolá Khomeini, após 14 anos no exílio, dá início à Revolução Iraniana - apoiada na sua fase inicial pela maioria da população e por diferentes facções ideológicas - provocando a fuga do Xá e a instalação do Aiatolá Ruhollah Khomeini como chefe máximo do país.
 Estabeleceu-se uma república islâmica, com leis conservadoras inspiradas no Islamismo e com o controle político nas mãos do clero.
 Os governos iranianos pós-revolucionários criticaram o Ocidente e os Estados Unidos em particular pelo apoio dado ao xá; as relações com os EUA foram fortemente abaladas em 1979, quando estudantes iranianos tomaram funcionários da Embaixada americana como reféns.
 Posteriormente, houve tentativas de exportar a revolução islâmica e apoio a grupos militantes anti-Ocidente como o Hezbollah do Líbano.
 A partir de 1980, o Irã e o Iraque enfrentaram-se numa guerra destruidora que durou oito anos.
Reformistas e conservadores continuam a enfrentar-se no Irã, mas desta vez através da política.
 A vitória de Mahmoud Ahmadinejad na eleição presidencial de 2005 tem dado causa a um aumento nas tensões entre o Irã e os EUA, em especial no que se refere ao programa nuclear iraniano.
Em 2009 Mahmoud Ahmadinejad se reelegeu sob suspeitas internacionais de fraude, o que gerou revoltas na população iraniana, estas foram duramente reprimidas.(ver eleições iranianas 2009)
 O governo reafirmou sua intenção de concretizar o programa nuclear iraniano."
Um país técnológicamente moderno
O Irão, a República Islâmica do Irão, combina elementos modernos de outros países com as tradições islâmicas, um exemplo importante disto é a sua capital Teerã.
"Teerã padece consideráveis problemas de poluição e tráfego.
Comum a metrópoles congestionadas, casos de asma e outras enfermidades respiratórias são numerosos.
 Por essas razões, já se levantou a hipótese de transferir a sede do governo para outro local a fim de aliviar tais problemas e incentivar a decentralização da economia e população do país.
No entanto, Teerã oferece muitos atrativos, comparáveis aos das grandes cidades de outras regiões.
Há uma infraestrutura moderna, grande número de edifícios confortáveis e arrojados, abrigando tanto escritórios quanto residências, centros de compras de todos os níveis, supermercados, hospitais bem equipados, hotéis luxuosos e restaurantes oferecendo todos os tipos de cozinha, se bem que por vezes modificadas a fim de se conformar às normas dietárias do islamismo."
(ver artigo da Wikipedia sobre Teerão)
Os dois videos que se seguem estão em inglês, e tratam-se de dois documentários que procuram dar a conhecer a realidade do dia-a-dia no Irão moderno:
O vídeo que se segue apresenta o Irão visto pelos olhos de um Iraniano:

Artigos Relacionados:
Steve Harris: Uma perspectiva do Irão
Revolução Islâmica (no Irão)
Ruhollah Khomeini
Parlamento Iraniano
Guia Supremo do Irão
Ali Khamenei
Exército dos Guardas da Revolução
Milícias Basij
Guerra Irão-Iraque
Mahamoud Amhadijenad
Eleições Presidenciais Iranianas
Charia

1 comentário:

Anónimo disse...

Irão?!!! Arábia Saudita/ Afeganistão Taliban???! nãi tem nada a ver......

Enviar um comentário