Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

Entrevista com a senhora Mina Ahadi, depois de conversa com o filho de Sakhine Moahammadi

As autoridades iranianasparecem aguardar o fim do Ramadão para definirem uma posição concreta a respeito do caso Sakhine Ashtiani...
Sakkineh a iraniana condenada à morte por apedrejamento
No entanto o ICAS (Internacional Comittee Against Stoning) relatou há cerca de duas semanas atrás aquando das manifestações da sua iniciativa "100 cidades contra a lapidação", mais precisamente no dia 19 de Agosto, que a Sakhine Ashtiani teria sido  até dito que seria executada na manhã seguinte tendo inclusive sido enterrada até à cintura numa manobra intimidatória por parte das autoridades da prisão de Tabriz.
Parecem ser já vezeiros o uso deste tipo de jocosas e falsas execuções por forma a desestabilizar os réus condenados à morte por apedrejamento...
Os apedrejamentos norma geral acontecem em locais isolados, no campo ou em cemitérios......
Também nos dias que se seguiram às manifestações, um jornal iraniano lançou severas críticas à mulher do presidente francês Nicolau Sarkhozy devido ao facto  de esta ter manifestado à comunicação social  o apoio do governo francês à sr. Sakhine ashtiani.
O referido jornal citando alguns artigos sensacionalistas da imprensa europeia chamou Carla Bruni e a actriz Isabelle Adjani, que assinou uma petição para pedir a libertação de Sakhine Ashtiani, de prostitutas enquanto a televisão iraniana acusou a mulher do presidente fancês de imoralidade.
"Talvez um olhar atento ao passado de Carla Bruni, nos mostre porque é que ela apoia  uma mulher que foi condenada por adultério e por cumplicidade na morte do marido"podia-se lêr no referido jornal...que procurava esmiúçar e conjecturar sobre o envolvimento de carla Bruni com personalidades tais como Mick Jagger enquanto casado com Jerry Hall, Kevin Castner, Vincent Price, Donald Trump e Laurent Fabius, antigo primeiro ministro francês.
Entretanto o governo iraniano distanciou-se das opiniões daquele periódico, tecendo algumas censuras às críticas públicadas.
Os vídeo que se segue corresponde a uma entrevista concedida pela senhora Mina Ahadi relações públicas da ICAS após uma conversa telefónica com o filho de Sakhine, Saajad Ashtiani:
O vídeo que se segue trata-se de uma canção dedicada a Sakhine Ashtiani.

No entanto no dia 3 de Setembro veio a revelação de que Saknineh Ashtiani foi condenada a 99 chicotadas recentemente,com a acusação de indecência, sob o prtexto da publicação de uma foto, num artigo do jornal "the Times", foto que o jornal colocou por engano, referindo a foto como sendo de Sakineh Ashtiani.
A foto de uma mulher muçulmana sem o hijab, e que foi publicada na capa do jornal The Times de 24 de Agosto último era na verdade a de Susan hejrat, uma activista política que vive na Suécia.
Aquela foto já tinha sido publicada num website, no qual Susan hejrat escreveu um artigo sobre o caso de sakineh Ashtiani...
Mas será que as autoridades iranianas são assim tão vesgas???
Segundo a ICAS a foto teria sido dada por Mostafei o ex-advogado de sakineh, que lhe s disse que a foto lhe teria sido dada pelo filho de Sakhine Ashtiani...o que o último veementemente terá negado.
A ICAS apelou aos médias que tivessem doravante uma atitude mais cautelosa quanto ao que publicam.

Sem comentários:

Enviar um comentário