Um médico cirurgião português, de 61 anos de idade de nome Alcídio Rangel, que exerceu durante bastante tempo a sua profissão no Hospital de Santa Marta e inclusive esteve ligado à selecção portuguesa de futeból de sub 20 e sub 21, foi acusado de abusos sexuais reiterados nas pessoas das utentes. Foram várias as queixas de que Alcídio Rangel abusava das utentes a seu cargo aquelas que esta semana vieram a público .
Segundo as informações veiculadas pelos média, o processo foi desencadeado há cerca de dois anos por uma utente, que depois de uma consulta apresentou queixa por escrito à direcção do hospital de Santa Marta em Lisboa, acusando o médico de conduta e comportamento abusivo e ultrajante para com a sua pessoa.
No entanto já tinham sido anteriormente referenciadas algumas outras queixas apresentadas àqueles serviços por outras mulheres também utentes ,que não se conheciam entre sí apontando o mesmo médico por comportamento abusivo e relatando o mesmo tipo de episódios.
O "sr. doutor" cardiologista ,pedia às utentes que se despissem servindo-se do pretexto da necessidade de ter de fazer uma observação mais rigorosa e depois encostava o seu próprio corpo ao das doentes. Em dois dos casos notíciados chegou mesmo a "assediar" a uma enfermeira que também o denunciou à direcção do hospital.
Este médico, Alcídio Rangel trabalhou também para a Federação Portuguesa de Futeból (desde 1988 e até bem pouco tempo) e inclusive auxiliou as selecções portuguesas de Sub 20 e Sub 21 trabalhando ainda com menores, segundo noticiado pelo jornal Correio da Manhã continua a manter e a declarar-se inocente das acusações de que é alvo.
O Dr. Alcídio Rangel, o médico abusador em questão, que era cirurgião cardio-vascular no Hospital de Santa Marta foi dimitido da função pública em 2010 na sequência de uma investigação da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) que se iniciou em 2006.
Até então eram apenas conhecidas cinco vitimas.
A investigação conduzida pela Inspecção-Geral das Actividades em Saúde constatou que o médico faltoso apalpou a vagina e beliscou os seios às suas pacientes entre outros actos de assédio sexual econcluiu pela culpabilidadedo médico, defendendo a sua suspensão do Serviço Nacional de Saúde.
«despropositadamente, apreciou a nudez de uma doente, comentou os seus mamilos e beliscou-os, esfregou o pé da doente nos testículos, abriu-lhe a vagina com os dedos e assediou-a sexualmente com comentários»
|
O médico "abusador" é o primeiro do lado esquerdo da fila do meio |
O médico esteve suspenso durante 90 dias tendo recorrido da decisão aos tribunais admnistrativos e entretanto voltou ao trabalho aonde esteve até ao ano passado.No entanto o médico abusador só viria a ser expulso da função pública em Fevereiro de 2010 por decisão do Acordão do Tribunal Central Administrativo do Sul, e a administração do hospital aplicou-lhe a pena máxima prevista no código disciplinar da Função Pública, muito embora esta decisão não o tenha impedido de trabalhar no sector privado.
Tal como tem sido noticiado na imprensa escrita diária e noutros meios de comunicação, os abusos deste "tarado sexual" eram já do conhecimento da Ordem dos médicos desde 2008.
Segundo o Bastonário daquela Ordem a Ordem dos Médicos é cautelosa, estando no entanto a aguardar as conlusões que forem veiculadas pelo Ministério Público para que possa chegar a uma conclusão quanto à medida a tomar.
De acordo com o Bastonário da Ordem dos Médicos,o único mecanismo de que a Ordem dos médicos possui é a suspensão do médico faltoso por trêm meses, findos os quais voltará a ser reintegrado afirmou o bastonário (ao Correio da manhã- ver notícia) No entanto há a possibilidade de Alcídio Rangel poder vir a ser expulso da Ordem dos Médicos.
Alcídio Rangel continua a trabalhar no sector Privado
Muito apesar de Alcídio Rangel ter sido expulso da Função Pública continuou até há bem pouco tempo a exercer medicina no sector privado sem que ninguém, ordem dos Médicos ou Ministério Público o impedissem.
Segundo noticiou o jornal "Correio da Manhã" o médico abusador terá alugado um gabinete na clínica Dento Centro, nas imediações do Hospital de Santa Marta.
O Dr. Alcidio ao que consta, e segundo notícia do jornal "Correio da Manhã" também no sector privado terá feito pelo menos mais uma vítima.
"O último crime conhecido, num 1º andar da rua Gonçalves Crespo, foi cometido no ano passado, depois de os organismos do Estado já terem fortes indícios de que estavam perante um predador sexual. "
Com efeito o médico Alcídio Rangel instalou-se na Rua Gonçalo Crespo nº49 - 1º 1150-184 Lisboa Telefone: 213 158 659 (endereço que ainda se encontra disponível no sítio web: IndexSaúde ). Ministério Público e DIAP
Segundo se pode ler no jornal "Correio da Manhã" na sua versão electrónica:
"Indiciado pelos vários crimes de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência, cada um deles punível com cadeia até oito anos, o cirurgião vascular já foi ouvido no DIAP e saiu com simples termo de identidade e residência. Não foi levado a um juiz ou sequer promovida medida de coacção que o afastasse de novas potenciais vítimas - pacientes nos hospitais ou em clínicas privadas."
segundo adiantou o jornal Correio da Manhã:
"Alcídio Rangel foi chamado por um magistrado da 5ª secção do DIAP de Lisboa, e remeteu-se ao silêncio: como arguido, é um direito que lhe assiste.
O magistrado, adiantam ao CM fontes judiciais, chamou-o antes de ouvir as vítimas.
Estas estão agora a ser chamadas pela PJ, conforme algumas têm contado ao CM.
O Ministério Público deixou o suspeito sair com termo de identidade e residência, sem o levar a um juiz de instrução que lhe pudesse aplicar uma medida de coacção que o impedisse de exercer medicina junto de potenciais vítimas de abusos. "
(As alegações anteriores que foram trancritas do artigo do jornal Correio da manhã, levaram a que o Ministério Publico solicitasse um pedido de esclarecimento- ver notícia em Correio da Manhã) -São já mais de 20 as vitimas deste "predador sexual até ao momento, havendo a possibilidade de este número ser muito maior e vir a crescer nas próximas horas
A Polícia Judiciaria tem estado a fazer a despistagem (ou seja a averiguação) das cerca de 200 mulheres que terão sido operadas por este médico entre 2008 e 2009 para saberem quais as que foram abusadas por ele.
A comprovar que no melhor pano português também cai a nódoa atente-se na reacção dos vizinhos do Dr.Alcídio Rangel segundo reportado pelo Jornal "Correio da Manhã":
"Alcídio Rangel, a residir num condomínio de luxo na Alta de Lisboa, Lumiar, costuma sair bem cedo de casa, num modesto carro azul que já possui há vários anos.
Chega tarde, passando despercebido a vizinhos e funcionários do condomínio, e não frequenta o comércio local. Um funcionário diz mesmo ter sido "com espanto" que viu a cara dele no jornal.
"Não estava à espera, porque é uma pessoa tranquila e discreta".
Também na anterior casa, em Benfica, era pouco notado.
"Tratávamo-lo por Dr. Alcídio, era simpático mas de poucas palavras. "
Vendeu a casa há cerca de um ano e nunca mais ouvimos falar dele", diz um vizinho.
Esperemos que nem o Ministério Público, nem a Ordem dos Médicos fiquem indiferentes a este caso....
A ver vamos.....
O vídeo que se segue corresponde a uma reportaçem televisiva da RTP1:
Artigos Relacionados
Abusa de enfermeira e de mulher de polícia - Correio da Manhã
Médico da federação abusou de 5 doentes-Sol.sapo.pt
Médico faz nova vítima em clínica privada - Correio da Manhã
Cirurgião abusa de 20 doentes - Correio da Manhã
Ordem dos Médicos:
É possível consultar e identificar os médicos que estão inscritos na Ordem dos Médicos, Ordem que disponibiliza no seu sítio Web os meios necessários de pesquisa em
Ordem dos Médicos - clicar na ligação anterior
2 comentários:
FELICITACIONES SERGIO POR DAR A CONOCER ESTE CASO DE PEDOFILOS .... HOMBRES DEGENERADOS QUE SE CREEN POR SE PROFESIONALES SON INOCENTES , LA JUSTICIA TIENE LA OBLIGACION DE PROTEJER A LOS NIÑOS Y NIÑAS DE TU PAIS . ELLOS QUE SON MEDICOS TIENE MUCHO CONTACTO CON NIÑOS .
LUCHEMOS TODOS UNIDOS POR LA PROTECCION DEL MENOR , LOGREMOS QUE DE UNA VEZ POR TODA LAS LEYES DE LOS PAISES CAMBIEN , PARA QUE A SI ESTOS DESGRACIADOS CAIGAN A LA CARCEL SIN TANTA BURUGRACIA EN LAS LEYES .
LAS PERSONAS QUE SON ABUSADAS QUEDAN DESAMPARADOS HAY PAISES QUE NI SIQUIERA SE LES BRINDA AYUDA PSICOLOGICA A LAS VICTIMAS .
BASTA DE INJUSTICIAS EN ESTE MUNDO TODOS ESTOS INFELICES QUE PAGUEN COMO SE MERECEN .
EXITO EN TU PAGINA UN GRAN ABRAZO PARA TI SERGIO
TE SALUDA
MARIA ANGELICA
Obrigado Maria .... é importante dar-se a conhecer casos destes para que saibamos e nos precávamos contra este tipo de predadores ocultos.....
Enviar um comentário